6.10.2008

Rain Man

Charlie Babbitt (Tom Cruise) é dono de uma loja de carros em Los Angeles que está cheio de dívidas e tendo problemas com as vendas. Ao se preparar para um fim de semana de descanso com a namorada Susanna (Valeria Golino), recebe a notícia do falecimento do pai, com quem não tinha nenhum tipo de contato há muitos anos. Apesar desse distanciamento, Charlie resolve ir ao enterro, estando mais interessado no testamento do que em lamentar a morte de seu genitor.
Mas os fatos não se desenrolam da maneira como ele planejara, e acaba descobrindo que herdara apenas um carro modelo Buick 1949 e as roseiras premiadas que o pai plantava. Além disso, descobriu também que o dinheiro, uma fortuna estimada em pouco mais de 3 milhões de dólares, havia sido deixada para um “beneficiário” desconhecido. Este fato o deixa revoltado e, como esta precisando de dinheiro para não ir à falência, tenta encontrar quem herdou o dinheiro de seu pai. Isto o leva a descobrir que os 3 milhões de dólares foram transferidos para uma instituição de doentes mentais, em Cincinnati, Ohio, que é responsável pelos cuidados do autista Raymond Babbitt (Dustin Hoffman), o irmão mais velho de Charlie, o qual este nunca tinha sido informado da existência.
E é a partir daí que a estória começa a se desenrolar. Charlie decide levar Raymond embora da instituição, na tentativa de conseguir conquistar metade do dinheiro da herança.
Esta viagem de volta a Los Angeles é marcada por vários conflitos vividos por Charlie que, através do relacionamento com o irmão, passa a adquirir e a perceber a importância de valores como o amor e a família, cujos quais não havia desenvolvido, devido aos problemas que teve durante o convívio com o pai na infância e na adolescência.
Mas o principal da estória não é a luta de Charlie para conseguir o dinheiro, e sim, o início do relacionamento entre os dois irmãos e a aprendizagem que um passa a ter com o outro.
Raymond é um autista que passara a maior parte da vida em uma instituição para doentes mentais, praticamente sem ter contato com a sociedade e com atividades rigorosamente controladas, que não o ajudam a se desenvolver socialmente e, tampouco culturalmente. A vida dele se resume a contar o tempo que falta para começar os programas de TV que é obrigado a assistir e alimentar-se com um cardápio elaborado para cada dia da semana. Mas Raymond possui uma característica impressionante, a de poder calcular problemas matemáticos complicados, com grande velocidade e precisão de raciocínio
Quando passa a conviver com o irmão Charlie, ele passa a ter uma quebra de rotina em algumas situações durante a viagem, o que faz com que Raymond tenha alguns conflitos internos, levando-o a ter dificuldade para se adaptar a uma forma de vida diferente da qual ele tinha. Mas esse convívio com o irmão, mesmo sendo de poucos dias, proporcionou algumas evoluções no comportamento de Raymond, fazendo com que ele desenvolvesse algumas características que não possuía, como a capacidade de tocar em outras pessoas, o que nunca tinha feito dentro da instituição.
Pode ser que esse problema esteja mais relacionado ao estilo de vida que ele foi habituado a ter na instituição para doentes mentais do que pelo problema de autismo que possui. A doença pode ter se agravado ainda mais dentro da própria instituição que, ao invés de encontrar uma solução ou tratamento para fazer com que ele pudesse viver em sociedade, o isolou ainda mais, criando-o em um local onde ele tinha contato, a maior parte do tempo, com pessoas em situações piores que a dele.
Rain Man é um filme de roteiro simples, que trata de um tema extremamente complicado com bastante seriedade e até com um pouco de humor, mas sem deixar cair na banalização ou preconceito. Rain Man é um dos poucos filmes que sobre uma doença mental, que consegue expor e tratar o personagem autista de uma forma natural, colocando-o como uma pessoa comum que possui uma doença, e não como um pobre coitado ou um ser anormal. Mérito dos diretores e do ator Dustin Hoffman, pela atuação brilhante, que lhe rendeu o Oscar de melhor ator de 1988 e que também foi o principal responsável pela composição do personagem. No roteiro original, Raymond seria uma pessoa amigável e feliz, mas foi por sugestão de Dustin Hoffman que ele passou a ser um autista.
Rain Man, além de levar o Oscar de melhor ator, venceu nas categorias de melhor direção (Berry Levinson), melhor roteiro original e melhor filme. Ganhou também o Globo de Ouro de melhor filme na categoria drama e melhor ator dramático com Dustin Hoffman.
Título Original: Rain Man
Gênero: Drama
Duração: 133 minutos
Ano de Lançamento: 1988 (EUA)
Direção: Berry Levinson
Elenco: Dustin Hoffman, Tom Cruise e Valeria Golino

* * *
Ouvindo: REM - Accelerate (2008)