9.18.2006

Fotógrafo Augusto Malta (1864-1957)


Augusto Malta nasceu em Mata Grande, Alagoas, no dia 14 de maio de 1864. No ano de 1888, Malta veio para o Rio de Janeiro trabalhar como comerciante, onde tentou ser vendedor de vários tipos de mercadorias, uma delas foi tecidos por amostras.
Foi apenas no ano da virada do século, em 1900, que Augusto Malta, então com 36 anos, começou a trabalhar como fotógrafo amador, e três anos depois foi contratado pelo Prefeito Pereira Passos para ser o fotógrafo da Prefeitura do Rio de Janeiro.
O trabalho de Malta na prefeitura foi muito importante para a cidade, pois o mandato de Pereira Passos foi marcado por grandes modificações urbanas, que ficou conhecido como “bota abaixo”, e coube a Malta registrar, de forma ilustrativa, esta transformação.
Após a gestão de Passos, Augusto Malta continuou como fotógrafo da prefeitura, e em 1911 registrou as cenas do carnaval carioca, o que faz com que se tornasse o primeiro fotojornalista brasileiro. Malta foi um dos primeiros a perceber a importância da fotografia como veículo de comunicação, sendo um dos percussores da reportagem ilustrada.
Malta documentou praticamente todas as atividades da prefeitura como: inaugurações, posses, obras públicas, hospitais, escolas e muitos outros, até o ano de 1936, quando se aposentou como funcionário da instituição. Ele trabalhou nas gestões de Pereira Passos, Souza Aguiar, Carlos Sampaio, Prado Junior, Alaor Prata e Pedro Ernesto.
Mesmo aposentado, ele continuou a fotografar, por quase vinte anos, o cotidiano do Rio de Janeiro, registrando tudo que aconteceu de importante na cidade. Suas fotos do carnaval, que cobriu até meados da década de 40, são uns dos documentos mais importantes que retratam a memória do que foi o carnaval carioca.
O Acervo de Malta é composto de 80 mil fotos, destas, 15 mil estão no Arquivo Geral da Cidade; 2.600 negativos de vidro e 40 negativos panorâmicos. Augusto Malta morreu no dia 30 de junho de 1957, aos 93 anos, no Hospital da Ordem Terceira da Penitência. Era casado com a Sra. Celina Augusta Vercheuren com quem teve três filhos.

Obs: Queria colocar umas fotos do Rio antigo, tiradas pelo Augusto Malta, mas elas estão muito pesadas. Tentei diminuir a resolução, mas como elas são antigas, ficaram com uma qualidade muito ruim. Quem quiser ver fotos dele, é só clicar nos seguintes links:

http://www.almacarioca.com.br/malta.htm

http://www.digitalis.com.br/vitrine&espelho/fotos.htm

http://www.samba-choro.com.br/fotos/porfotografo/verfotos?chave_id=Augusto%20Malta

Um comentário:

Ge Detogne disse...

Taí! Pelo menos um funcionário da prefeitura merecia ser feliz no seu trabalho! rs rs.....

bjocassss