6.17.2010

Crônica - Grajaú. Um Bairro de Encantos


Grajaú. Pequeno bairro da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. Bairro pouco conhecido da grande maioria dos cidadãos cariocas, mas um bairro que encanta, que deixa maravilhada as pessoas que visitam. Quem o conhece, sempre quer voltar, ou, até mesmo, morar.
Grajaú. Bairro projetado, com muitas casas e árvores, calmo e com clima de paz e tranqüilidade. Características que nos remetem as pequenas cidades interioranas brasileiras. No passado, podia-se ver as crianças correndo e brincando nas ruas até altas horas da noite. Havia uma amizade entre grande parte dos moradores, que sempre quando se cruzavam nas ruas, paravam para trocar uma idéia e jogar conversa fora. Quem era de fora, acabava se contagiando com tanta harmonia e felicidade.
Hoje, assim como muitos outros bairros da Cidade Maravilhosa, o Grajaú também perdeu um pouco deste encanto, desta felicidade. A violência tirou as crianças das ruas, que agora não correm mais atrás da bola, não brincam mais de piques. Agora vivem dentro de seus apartamentos, brincando no computador ou no videogame. Algumas vezes brincam nos playgrounds dos prédios, espaço que substitui, muito mau, as ruas, nestes tempos modernos (ou será que são contemporâneos?).
Também poucos são os adultos que param nas ruas para conversar. Quando cruza-se com alguém conhecido, há apenas um comprimento e uma pergunta, meramente formal - está tudo bem? – que muitas vezes acaba ficando sem resposta, pois o amigo já está do outro lado da rua. Mas também, quem quer “dar mole para o azar”, correr o risco de ser assaltado, de perder dinheiro, celular, documentos para qualquer “vagabundo”?
Mas, amigo leitor, a violência não é uma característica exclusiva do Grajaú, como já foi dito acima. Ela também desvalorizou outros belos bairros do Rio de Janeiro. Também fez com que eles perdessem um pouco do encanto e da harmonia que possuíam.
E ai, meu amigo, que vemos o quanto os moradores são importantes para a preservação da essência e da beleza natural de um bairro. O quanto são responsáveis pela manutenção e preservação dos hábitos, costumes, enfim, da identidade de um bairro. É por causa dos moradores que muitos dos encantos do Grajaú ainda podem ser encontrados em suas praças e ruas.

3 comentários:

João Pedro disse...

Muito bom texto, Bahiana! Essa relação social entre os moradores de um bairro infelizmente está sendo corrompida pelos problemas sociais e deixa saudades...

Silvia disse...

Adorei o texto, o Grajaú está nas minhas lembranças de criança, visitar os primos os amigos dos primos, enfim lugar de gente maravilhosa,adoro vocês.Beijos, Silvia.

Carlos A. S>. Torrens disse...

Passei boa parte da minha infância nesse pedacinho de paraíso chamado Grajaú, morava na rua Caruarú. Pelada na rua com os amigos, banhos de chuva, piscina no Grajaú Country Club.Hoje resido em outro paraíso, chamado Florianópolis, que vêm sofrendo dos mesmos problemas: insegurança, mobilidade urbana, amigos e vizinhos se distanciando cada dia mais. Saudades dos velhos e bons tempos...