7.05.2011

Roger Waters: Turnê "The Wall Live" no Brasil



ROGER WATERS SEGUE COM A TURNÊ MUNDIAL DE THE WALL E CHEGA À AMÉRICA DO SUL EM 2012

Na última sexta-feira, dia 1º de julho, os fãs sul-americanos de rock tiveram a confirmação da passagem de um dos mais ambiciosos, complexos e maiores espetáculos já feitos na história da música contemporânea. O músico Roger Waters, um dos fundadores e principal compositor de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, o Pink Floyd, trará ao continente a turnê “The Wall Live”, que passará por Argentina e Brasil durante o mês de março de 2012.
No Brasil, os shows estão marcados para os dias 17 de março no Estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre e 22 e 23 no Estádio do Morumbi em São Paulo e encerra a tour no dia 25 no Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro. Mas antes de desembarcar no Brasil, Roger Waters realizará dois shows na Argentina, no Estádio Monumental Antonio Vespúcio Liberti, em Buenos Aires, nos dias 7 e 9 de março.
A parte sul-americana será a quarta perna da turnê “The Wall Live” que, quando chegar ao continente, estará em sua reta final, tendo passado por 26 países e um total de 127 shows em 11 meses de tour, que teve início no dia 15 de setembro de 2010 em Toronto, no Canadá. 
A produção ao ar livre de “The Wall” na América do Sul será em uma escala nunca antes vista pelo público. Pela primeira vez em toda a turnê, os shows acontecerão em estádios. Waters desenvolveu também imagens dinâmicas para ilustrar a história e as canções, tudo isso com um muro com mais de 137 metros de largura, que forma um telão.
Escrito e produzido por Roger Waters e lançado como disco duplo no dia 30 de novembro de 1979, “The Wall” foi apresentado pela primeira vez ao vivo pelo Pink Floyd em 1980, no dia 7 de fevereiro, em Los Angeles, na Califórnia, no Memorial Sports Arena. Devido a grande complexidade de reprodução ao vivo da obra, que exigia uma superprodução para época que, além de conter os  mais diversos tipos de pirotecnia presentes nos principais concertos de rock em estádios, ainda incluía a construção e destruição de um muro na frente do palco durante o show. Com toda dificuldade de logísitica de transporte e construção do palco e com a banda quase falida devido a investimentos financeiros equivocados do empresário do grupo Norton Warburg, durante os anos de 1973 e 1977, o Pink Floyd teve que realizar pequenas tempordas em algumas cidades.
A “The Wall Tour”, realizada entre os anos de 1980 e 1981, foi a maior do Pink Floyd em termos de estrutura e a menor em se tratando de datas. Foram apenas duas pernas, a primeira americana e a segunda européia. Nos EUA foram duas temporadas durante o mês de fevereiro, uma no já citado Memorial Sports Arena, em Los Angeles, durante os dias 7 e 13, com um total de 7 shows e a última no Nassau Coliseum, em Uniondale, em Nova York, com 5 shows durante os dias 24 e 28.
Na Europa foram três temporadas durante os anos de 1980 e 1981, passando por duas cidades, Londres, na Inglaterra e Dortmund, na Alemanha Ocidental. As duas temporadas em Londres foram no Earls Court Arena. A primeira foi durante os dias 4 e 9 de agosto de 1980, com cinco shows e a segunda entre os dias 13 e 17 de junho, com mais cinco shows. Já a temporada em Dortmund foi entre as duas inglesas e aconteceu durante os dias 13 e 20 de fevereiro de 1981, com a realização de oito shows. 
No total, a “The Wall Tour” teve apenas 31 shows e passou por quarto cidades. Esta turnê foi à última do Pink Floyd com a formação clássica da banda. Mesmo tendo saído do grupo oficialmente durante as sessões de gravação do disco “The Wall”, por desentendimentos com Roger Waters, à época o líder criativo da banda, Richard Wright participou da turnê de divulgação do álbum como músico convidado. 
Um dos momentos mais emocionantes da atual turnê é o intervalo entre os sets, intitulado de “Fallen Loved Ones”, onde fotografias e histórias de pessoas que perderam suas vidas em guerras, incluindo o pai de Roger Waters, Eric Fletcher Waters, são apresentadas no telão, em uma homenagem e também um protesto contra os combates militares ao redor do mundo. Entre os homenageados está o brasileiro Jean Charles de Menezes, morto no metrô de Londres em 2005.
A turnê norte-americana de “The Wall” em 2010 foi a mais lucrativa em arenas fechadas em todos os Estados Unidos no ano passado, tendo arrecadado 89,5 milhões de dólares em 56 shows, sendo sete esgotados em Nova York e cinco em Los Angeles. A perna européia da turnê também foi tão bem sucedida quanto à americana, com 64 shows já realizados este ano, em apresentações esgotadas como os seis shows na O2 Arena, em Londres, onde a performance contou com a presença dos ex-membros David Gilmour e Nick Mason.
Antes da atual turnê, “The Wall Live”, o disco havia sido executado na íntegra no show que Roger Waters realizou em Berlim, no dia 21 de julho de 1990, onde Roger Waters celebrou a queda do muro de Berlim em uma performance que atraiu quase meio milhão de fãs à Potsdamer Platz, importante praça e intersecção de tráfego no centro de Berlim e que foi dividia pelo muro construído em 1961 e que também separava a Alemanha em Oriental e Ocidental.
“The Wall Live” recebeu dois prêmios da prestigiada “Pollstar Music Industry Awards”, em Los Angeles, nas categorias “Maior Turnê de 2010” e “Produção de Palco Mais Criativa”.
O álbum "The Wall" foi álbum mais vendido em 1980 e ainda está entre os cinco discos mais vendidos de todos os tempos nos EUA. Em 1982 foi lançado o filme “Pink Floyd The Wall”, dirigido por Alan Parker e com roteiro de Roger Waters. Em 2003 os leitores da revista “Rolling Stone” elegeram os 500 álbuns mais importantes da história da música e The Wall ficou na 87ª posição.
 









Fotos dos shows realizados na turnê "The Wall Live" 2010 e 2011
Se quiser saber sobre a estória da obra "The Wall", leia nos seguintes blogs:  

2 comentários:

Anônimo disse...

curti! bjs carla k

Anônimo disse...

Flávio,
Muito bacana o seu blog. Gostei muito do visual e das foto.
Bjs
Jaque