3.30.2007

Scoop - O Grande Furo


Scoop – O grande furo (Scoop, 2006), é a mais recente produção de Woody Allen. Um filme de enredo simples, despretensioso, bastante divertido e engraçado.
A história começa a partir da morte de um dos principais jornalistas investigativos da Inglaterra, o repórter Joe Strombel, interpretado por Ian McShane, de Deadwood. Após a morte, o espírito de Joe esta em um barco da morte, onde encontra a secretária de um milionário inglês. Ela lhe passa um furo de reportagem ao contar quem é o assassino da carta de tarô, conhecido por matar prostitutas morenas e de cabelos curtos. O repórter fica empolgado com a grande matéria que tem em mãos e sai a procura de um jornalista para poder repassar o furo.
É ai que entra em cena a personagem de Scarlett Johansson. Ela faz o papel de Sondra Pransky, uma americana estudante de jornalismo que está de férias em Londres. Sondra é uma repórter principiante, ainda com pouca habilidade e bastante desajeitada.
Strombel e Sondra se encontram em um show do mágico Sid Waterman, mais conhecido como The Great Splendini, interpretado por Woody Allen. Sondra é convidada a participar de um truque conhecido como “a caixa desmaterializadora”, onde Splendini faz as pessoas desaparecerem. Dentro dessa caixa ela conhece Strombel, que lhe passa toda a história sobre o assassino da carta de tarô e diz quem é o principal suspeito, o milionário Peter Lyman, interpretado por Hugh Jackman.
A partir daí Sondra, com a ajuda de Splendini, passa investigar a vida de Lyman. Para conhecê-lo melhor, ela se faz passar por Jade Spence e os dois começam a ter um caso.
Sondra se apaixona por Lyman, e passa a achar impossível que ele seja um serial killer. Após a morte de mais uma prostituta, a polícia anuncia a prisão do assassino. Splendini, que no início não queria se envolver com o caso, continua acreditando que Lyman é o culpado e resolve continuar com as investigações.
Scoop é uma bela comédia romântica junto com a história de misteriosas mortes em série. Woody Allen é o responsável pelas cenas mais divertidas do filme. Scarlett Johansson e Ian McShane também estão muito bem em seus papéis.
Lá fora, o filme teve muitas críticas negativas. Entre elas, uma do The Washington Post, que pegou pesado ao classificá-lo como “o pior filme que Woody Allen já fez”; e outra do The New York Times, dizendo que “não é especialmente divertido”. Mas também teve algumas positivas, como a do San Francisco Chronicle, que disse que Scoop é “a comédia mais engraçada do ano” e “o melhor filme de Allen na década”.
Já no Brasil, a crítica recebeu bem o filme. No jornal O Globo, o bonequinho aplaude sentado. Para este escriba que vos escreve (redundante?), o filme é muito divertido e engraçado, só o final que ficou devendo um pouco...



Ouvindo Ska de los hermanos Argentinos:
Dancing Mood - Dancing Groove (2004)
Satelite Kingston - ...Una Isla (2003)

Os dois discos lançados no Brasil pelo selo Radiola Records. O principal do país em se tratando de Ska.

Nenhum comentário: