6.06.2007

Dia do Sonho - 03/06/07

No último dia três de junho aconteceu a festa do Dia do Sonho, da ONG Sonhar Acordado. O evento foi realizado na casa de festas Praticar, na Barra da Tijuca e reuniu pouco mais de mil crianças de vários lugares do Rio de Janeiro como: Mangueira, Rocinha, Vicente de Carvalho, Niterói, Santa Teresa, Ladeira dos Tabajaras e os morros do Borel, Formiga e dos Macacos, entre outros.
A festa começou por volta das nove horas da manhã, quando os primeiros ônibus que levavam as crianças começaram a chegar. Conforme desciam dos ônibus, elas eram recebidas com muita alegria e empolgação dos voluntários com quem iriam curtir a festa. Também na entrada, eram entregues sucos, sanduíches e bombons para as crianças ficarem bem alimentadas para as diversões que as aguardavam neste dia de sonho. O tempo não estava bom e em alguns momentos chegou a chover, mas nada que pudesse acabar com a felicidade de todos os presentes.
Para fazer a alegria das crianças, havia muitos brinquedos como pula-pula, escorregas, escalada e videogames. Também houve várias atrações como teatro de fantoches, mágico e animadores de festas, que fizeram a criançada brincar, pular e dançar. Para a alimentação eram distribuídos refrigerantes, frutas, cachorros-quentes e pizzas.
O Dia do Sonho é, junto com a Festa de Natal, a maior atividade realizada pela Sonhar Acordado. Essas duas confraternizações reúnem todas as instituições que são assistidas pela ONG e todos os voluntários, os que já fazem parte dos outros projetos e os que estão participando pela primeira vez. Essas duas festas são o primeiro contato que esses novos voluntários tem com as crianças e são as melhores formas que eles têm para começarem a fazer parte dessa turma. Vamos conhecer agora um pouco da história da Sonhar Acordado.
A ONG Sonhar Acordado surgiu em maio de 1998, no México, com o nome “Soñar Despierto”. A iniciativa chegou ao Brasil através do movimento Regnum Christi, no ano 2000. A primeira atividade foi uma festa de Natal no parque Terra Encantada, no Rio de Janeiro, reunindo 650 crianças de baixa renda. A Sonhar Acordado tem como objetivo: formar, educar e ajudar a infância carente por meio de atividades sociais, culturais, desportivas e recreativas, desenvolvendo os mais importantes e indispensáveis valores para a boa formação de qualquer cidadão.
O projeto atua em várias cidades do Brasil como: Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas Curitiba, Belo Horizonte e Brasília. A Coordenação Nacional fica em SP e, aqui no RJ, a sede fica na Gávea. No Rio ela atende instituiões e comunidades da Tijuca, Botafogo, Rocinha, Gávea, Vicente de Carvalho, Niterói, São Cristóvão, Lapa, Santa Teresa, Central, Vidigal, Santa Marta e Mangueira.
O trabalho voluntário é dividido em duas partes, que são os trabalhos esporádicos e o contínuo. As etapas esporádicas são: o Dia do Sonho, a Festa de Natal e a Super Ação. Já o trabalho contínuo possui as seguintes etapas: Amigos para Sempre, Preparando para o Futuro e Sonhando Juntos.
A Festa de Natal foi à primeira atividade realizada pela Sonhar Acordado no Rio de Janeiro e é realizada no mês de dezembro, alguns fins de semana antes do dia 25. Ela começa a ser preparada alguns meses antes, quando as equipes de voluntários dos projetos contínuos apresentam uma lista de presentes para as crianças. Nela, eles pedem para que elas escrevam uma cartinha selecionando três opções de presentes que gostariam de ganhar e para contarem sobre os sonhos que possuem. A partir dessas cartas, os voluntários compram os presentes para serem entregues no dia da festa. Este grande dia é realizado com todos os elementos típicos do natal e são apresentados shows e peças teatrais; há participação de atletas e artistas; e são realizadas oficinas educativas.
O Super Ação tem como objetivo aliar a divulgação dos valores à necessidade de melhorar o ambiente onde as crianças vivem, como as comunidades, instituições e colégios. Para isso, são realizadas ações pontuais, com a ajuda de voluntários e profissionais especializados nas seguintes áreas: educacional, institucional, recreativas e ligados à área de saúde.
Na etapa Amigos para Sempre, os voluntários realizam encontros mensais com um grupo de crianças com idades entre cinco e doze anos. O objetivo é transmitir a importância de valores humanos, como: solidariedade, honestidade, superação de limites, respeito, conscientização ambiental, humildade, entre outros. Cada grupo trabalha com uma única instituição para que o grupo de crianças seja sempre o mesmo, criando assim, uma verdadeira relação de amizade e respeito entre crianças e voluntários, quebrando a timidez que sempre acontece em um primeiro encontro. As atividades realizadas são ligadas à cultura, recreação e esportes, e acontecem em um fim de semana de cada mês. O mais emocionante nesses encontros é ver a alegria e a animação de todos quando estão juntos. Nesta etapa, os voluntários contam com uma ajuda financeira da ONG, mas também possuem algumas despesas com o transporte, lanches e com objetos necessários para a demonstrar a importância dos valores que serão passados em cada encontro.
O Sonhando Juntos foi criado com a intenção de levar alegria e esperança as crianças de baixa renda que estão internadas com doenças crônicas ou em fase terminal. Nesta etapa são realizadas atividades educativas e recreativas em hospitais públicos. O objetivo é proporcionar muita alegria e esperança para essas crianças e para os familiares.
O Preparando para o Futuro é a etapa mais recente do Sonhar Acordado. Ela atende jovens de 14 a 18 anos e tem como objetivo auxiliar na formação profissional e educacional dos adolescentes, de acordo com o Programa de Aprendizado Mirim e seguindo os princípios de direitos e valores humanos.
Atualmente a Sonhar Acordado possui mais de 30 filiais espalhadas por mais de nove países como: México, Brasil, Colômbia, Irlanda, Espanha, Hungria, Venezuela, Itália, Polônia, entre outros.


www.sonharacordado.com.br

Fotos: Flavio Bahiana

* * *

Ouvindo:
Mundo Livre S/A – Samba Esquema Noise (1994)
Acabou la Tequila – O Som da Moda (1999)

2 comentários:

Biessa disse...

Parabéns pela divulgação! A festa foi excelente, como sempre...

Anônimo disse...

VNVR!
Parabéns pela divulgação do Sonhar Acordado, a matéria ficou excelente!
Bjos