4.22.2009

A Volta do Screeching Weasel

Depois de confirmar a volta do The Riverdales no final do ano passado, Ben Weasel confirma agora, no seu mais recente boletim do Myspace, a volta do Screeching Weasel, que será oficializada no dia 19 de Junho, com um show na cidade de Austin, no Texas.
Segundo Ben, alguns problemas judiciais impediam o retorno da banda, mas que agora estão solucionados. O line-up será: Ben Weasel, Danny Vapid, Simon Lamb (The Ritalins), Justin Perkins (Yesterday's Kids) e Adam Cargin (Blueheels, e que também é o novo baterista do Riverdales). Portanto, esta não será a formação original, pois não contará com a presença de John Jughead, guitarrista e co-fundador do Screeching Weasel.
No seu próprio Myspace, John Jughead, guitarrista fundador do Screeching Weasel e que tocou no grupo até 2001, fez a seguinte declaração: "Ben e eu iniciamos uma banda juntos chamada Screeching Weasel, ambos passamos nossos dias fazendo com que a banda fosse uma espécie de vida para nós e após 18 anos, a deixamos descansar. Isto, além do anúncio que eu e Ben fizemos muitas vezes dizendo que a banda não seria Screeching Weasel se um de nós não estivesse tocando nela, me faz crer que esta banda aí não é o Screeching Weasel, pois não me lembro de ter me tirado da banda. Então, parece lógico que esta banda não é o Screeching Weasel. Se fosse, eu teria de admitir que ainda tenho amigos chamados Ben Foster ou Dan Schafer. Com relação à pessoas como Ben Weasel, Dan Vapid, ou até mesmo John Jughead, eu não tenho nada a dizer, pois nunca existiram realmente, eram apenas nomes inventados por um bando de amigos que tentavam fazer algo diferente tentando sobreviver e ganhar a vida nesse mundo. E imagino que ainda estejam tentando ganhar a vida de alguma maneira, uma vez que o chamado "líder" da banda nunca quis fazer uma turnê sem que fosse viável financeiramente."

Uma Breve História

O Screeching Weasel foi formado na cidade de Chicago, em 1986, por dois amigos, Ben Foster e Jonh Pierson, após um show dos Ramones. Lançaram o primeiro disco pelo selo Underdog Records. O LP foi gravado em apenas uma noite, teve um custo de apenas 200 dólares e tinha canções que virariam futuros hits do grupo, como: Say no to Authority, Society e Murder in a Brady House. O álbum teve como título o próprio nome do grupo e tinha fortes influências dos grupos de hardcore dos anos 80, como Circle Jerks e Black Flag, e o punk rock dos Ramones.
No ano seguinte lançaram o clássico Boogadaboogadaboogada!, pelo selo Roadkill Records, que era comandado praticamente por Ben e Jonh, mas em 1989 encerraram as atividades após uma turnê que Ben Weasel classificou como “Disastrous Tour”.
Em 1991 aconteceu a primeira volta do Screeching Weasel, após um show de reunião do grupo em Chicago. Neste mesmo ano lançaram o My Brain Hurts, pela Lookout Records, da cidade de Barkeley, na Califórnia. O selo foi a principal casa de grandes bandas do punk rock da década de 90, como: Green Day, The Queers, Rancid, Avail, Mr. T Experience e o próprio Screeching Weasel. Nesta fase o grupo conseguiu consolidar a formação com o baixista Dan Vapid e o baterista Dan Panic.
Logo após a gravação do disco Anthem for a new Tomorrow, de 1993, Ben Weasel decidiu não tocar mais ao vivo e Dan Vapid acabou decidindo sair pouco tempo depois. Pela Lookout Records a banda gravou seus grandes clássicos, até o ano de 1994, quando terminaram pela segunda vez. Além do já citado My Brain Hurts e Anthem for a new Tomorrow, eles lançaram: Wiggle (1993) e How to Make Enemies and Irritate People (1994), que contou com a participação do baixista Mike Dirnt do Green Day, devido a saída de Dan Vapid.
Em 1996 Ben e John decidem voltar com o Screeching Weasel e lançam Bark Like a Dog pelo selo Fat Wreck Chords, de propriedade de Fat Mike, vocalista e baixista do NOFX. O cd teve boa aceitação, alcançando a 34ª posição no Top Heatseekers da Billboard, um ranking de vendagens de discos de artistas que nunca tinham conseguido aparecer no top 100 do The Billboard 200. O que não impediu a saída de Vapid e Panic. Esta segunda reformulação durou até o ano de 2001, quando Jughead decidiu sair do Screeching Weasel devido a falta de turnês. Neste período, o grupo lançou os seguintes discos: Bark Like a Dog, Television City Dream (1998), Emo (1999) e Teen Punks in Heat (2000).
Depois desta terceira parada da banda, John Jughead formou o Even in Blackouts e já gravou quatro álbuns, o último se chama Thresholds From The Basement, lançado no início deste mês de abril.
Já Ben Weasel, além de reformar o Screeching Weasel neste ano de 2009 com o guitarrista Dan Vapid, lançou dois discos solos, Fidatevi (2002) e These Ones are Bitter (2007). Também reuniu sua outra banda com Dan Vapid, The Riverdales, em 2003, com o lançamento do terceiro disco de estúdio, Phase 3, e planejam outro cd para o próximo mês de julho, intitulado Invasion USA.

Um comentário:

Anônimo disse...

Afteг looκing into a few of thе blоg pοѕts on youг wеb ѕіte, I seгіously apprесiate уour technіque of blogging.

I bοok marked it to my bookmaгκ webpage list and will be cheсking back
in the nеar future. Taκe a look
at my web site аs wеll anԁ
lеt me know your opiniοn.

Visit my wеb blog :: Eternity rings