4.28.2009

Green Day - 21st Century Breakdown - 15/05

Desde o início do mês de fevereiro, mais precisamente o dia 8, quando foi realizada a premiação do Grammy Awards 2009, os fãs do Green Day estão em contagem regressiva para o lançamento do novo disco de inéditas do grupo. Durante o evento, os músicos anunciaram que ele se chamaria 21st Century Breakdown e que chegaria às lojas de todo o mundo no mês de maio. Posteriormente, eles confirmaram o dia 15 daquele mês como data oficial do lançamento. Para os mais ansiosos, o site da MTV americana, através do The Leak (site da MTV que possibilita a audição de álbuns antes do lançamento), irá disponibilizá-lo para audição, na íntegra, do dia 8 de maio até o dia 15 de maio.
Neste meio tempo, o Green Day lançou o primeiro single, Know Your Enemy, que saiu no dia 16 de abril e o videoclipe desta música, que saiu no último dia 23 de abril. O grupo também tem realizado alguns shows surpresa pelos Estados Unidos, tocando o disco na íntegra e mais algumas músicas que eles não executavam ao vivo há muitos anos, como Christie Road, Going to Pasalacqua e Who Wrote Holden Caulfield?. A partir destas apresentações, muitos vídeos de outras músicas novas começaram a surgir pela internet.

Álbum Conceitual e Ópera Rock
O disco 21st Century Breakdown, será um álbum conceitual e será dividido em três atos (com 18 canções): Heroes And Cons, Charlatans And Saints e Horseshoes And Handgrenades, contando a estória de um jovem casal, Christian e Gloria. Segundo Billie Joe Armstrong, vocalista e guitarrista do Green Day, 21st Century Breakdown é uma continuação do caminho que eles começaram a seguir com American Idiot, de 2004, que colocou o Green Day novamente no topo do rock mundial e que vendeu mais de 15 milhões de cópias em todo o mundo.
- É o reflexo do que está ocorrendo nos últimos três anos. Criamos músicas com mensagens contundentes. Poderíamos ter tomado um caminho diferente ou voltar às nossas raízes. Decidimos dar um passo à frente.
Este novo disco tem o mesmo formato de ópera rock, do já citado American Idiot, mas substitui as críticas explícitas ao governo de George W. Bush por temas como: “a crise econômica, a hipocrisia religiosa e a apatia e a desilusão do sonho americano”, como o próprio Billie Joe Armstrong informou a tradicional revista inglesa New Musical Express (NME).
Ainda com relação ao conteúdo do disco, o vocalista do Green Day acredita que seja uma representação do atual momento dos Estados Unidos, com um grande otimismo da população após o fim da era Bush e a eleição de Barack Obama, o primeiro presidente negro da história do país. Segundo Billie Joe:
- O álbum fala sobre o efeito colateral disso tudo, mas também do otimismo que muitos americanos têm. É uma época realmente estranha, mas animadora ao mesmo tempo, por que aí está o primeiro Presidente negro dos EUA, um homem inteligente e que quer fazer um bom trabalho. As pessoas estão perdendo os seus empregos e ainda assim mantém um sorriso no rosto, então este álbum fala disso e do começo de uma nova era.
A Quase Internação do Vocalista
A dedicação e o comprometimento de Billie Joe no processo de criação e produção de 21st Century Breakdown, buscando a perfeição e a superação do alto nível que o Green Day atingiu com American Idiot, fez com que os companheiros de banda, Mike Dirnt (Baixo) e Tre Cool (Bateria), ficassem preocupados com a saúde do vocalista. Sobre o caso, Billie comentou:
- Este é o álbum que poderia ter nos matado. Nós elevamos tanto o nível com American Idiot que ficamos doentes como cães. Eu cheguei ao ponto de quase dar entrada no hospital, mas conseguiram me ajudar a tempo.
21st Century Breakdown é um disco que já nasce clássico. A partir das primeiras resenhas favoráveis que surgem de revistas conceituadas como Rolling Stone e NME, e através da qualidade do novo single Know Your Enemy, que traz o Green Day em um nível realmente superior, faz com que se chegue a essa conclusão. Pode parecer um exagero, mas é a expectativa que um novo disco do grupo proporciona depois de mais de 20 anos de carreira, uma série de grandes álbuns lançados e, principalmente, com o status que atingiram após o sucesso de American Idiot.
O grande mérito do grupo, desde o lançamento de The Nimrod (1997), foi o de sempre tentar se reinventar, buscando acrescentar outras influências ao estilo Green Day de se fazer punk rock. É exatamente isso que os diferenciou dos outros grupos que surgiram naquela explosão punk de 1994 e que fez eles se destacarem, aumentando ainda mais o sucesso que tinham naquela época.
A produção de 21st Century Breakdown ficou por conta de Butch Vig, guitarrista do grupo Garbage e que trabalhou com o Nirvana na produção de Nevermind (1991). O disco será o oitavo na carreira do Green Day e também será o mais longo, tendo aproximadamente 75 minutos. Confira abaixo o track list e alguns links sobre o Green Day e o 21st Century Breakdown:

Act I - Heroes and Cons
1 - Song of the Century
2 - 21st Century Breakdown
3 - Know Your Enemy
4 - ¡Viva la Gloria!
5 - Before the Lobotomy
6 - Christian's Inferno
7 - Last Night on Earth

Act II - Charlatans and Saints
8 - East Jesus Nowhere
9 - Peacemaker
10 - Last of the American Girls
11 - Murder City
12 - ¿Viva la Gloria? (Little Girl)
13 - Restless Heart Syndrome

Act III - Horseshoes and Handgrenades
14 - Horseshoes and Handgrenades
15 - The Static Age
16 - 21 Guns
17 - American Eulogy
I - Mass Hysteria
II. Modern World
18 - See the Light

Links:

Veja o videoclipe de Know Your Enemy: http://www.greenday.com/
Confira as letras de 21st Century Breakdown: http://www.greenday.com/site/lyrics.php
Para ouvir 21st Century Breakdown em streaming a partir do dia 8 de maio: http://www.mtv.com/music/the_leak/

Nenhum comentário: