5.21.2009

Oasis - Rio de Janeiro - 07.05.2009

A espera do público carioca foi longa, pouco mais de 8 anos, quando o Oasis tocou no Rock in Rio III, no dia 14 de janeiro de 2001. Na época, o grupo teve a difícil missão de se apresentar para um público que, em grande parte, estava mais interessado na principal atração daquela noite, o Guns N` Roses. O show acabou não sendo tão bom quanto poderia ser. Nesta turnê de divulgação do aclamado Dig Out Your Soul (2008), a situação foi diferente. A banda tocou para o seu próprio público, que lotou o Citibank Hall e o show foi memorável e histórico, como na primeira apresentação deles na cidade, em março de 1998, no mesmo palco, quando realizavam a turnê do disco Be Here Now, lançado em 1997.
A apresentação no Rio de Janeiro foi à primeira da atual turnê, que também passou por São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. O show de abertura foi dos gaúchos do Cachorro Grande, que realizaram um show empolgante, levantando o público, que os recebeu de forma acolhedora, cantando alguns dos sucessos do grupo, como a balada “Sinceramente”. O final aqueceu ainda mais o público, com a execução de dois clássicos dos Beatles: “I Saw Her Satanding There” e “Helter Skelter”, com participação de Samuel Rosa do Skank, repetindo a parceria realizada no VMB 2008. O Cachorro Grande foi à melhor escolha para o grupo de abertura do Oasis nesta turnê brasileira, pois é um grupo formado por fãs dos britânicos, possui uma sonoridade parecida e têm as mesmas influências.
Com a casa lotada e já ansiosa pela apresentação dos ingleses, pontualmente às 22h as luzes se apagaram e a música “Fuckin` in the Bushes”, utilizada como introdução dos shows do Oasis desde a turnê do disco Standing on the Shoulder of Giants (2000), começou a ser executada no sistema de som e anunciava que o espetáculo iria começar. Aos poucos os integrantes do grupo iam aparecendo no palco e o público começava a ir ao delírio. Liam saudou os cariocas com um “Hey, Rio” e os primeiros acordes de “Rock N` Roll Star” começaram a ser executados. A partir daí foi um desfile de clássicos de quase todos os discos do grupo, faltando apenas músicas do Be Here Now. Um grande disco da carreira do Oasis, que têm hits como “Stand by Me” e “Don`t Go Away”, que poderiam estar facilmente neste setlist, mas que, infelizmente, ficaram de fora.
Das músicas novas, as que tiveram maior receptividade do público foram “The Shock of the Lightning” e “I`m Outta Time”, que foram recebidas da mesma forma que os grandes sucessos. Além destas, outros destaques da primeira parte do show foram "Cigarettes & Alcohol", "The Masterplan", "Slide Away", "Morning Glory", "Wonderwall" e "Supersonic”, além da já citada "Rock n' Roll Star", que abriu o show. Outro destaque do show é a qualidade técnica dos músicos e a harmonia entre os irmãos Gallagher no palco, mesmo possuindo personalidades diferentes. Liam Gallagher tem uma postura mais agressiva, enquanto que Noel Gallagher é mais tranqüilo.
A clássica "Don't Look Back In Anger" abriu a parte final do show e foi o momento mais emocionante, cantada quase toda pelo público. A seqüência foi arrasadora, com o último single “Falling Down”, a linda "Champagne Supernova" e a tradicional cover dos Beatles, "I Am The Walrus". A apresentação durou aproximadamente 1h40m, com um total de 20 músicas, mas o público parecia querer ainda mais, principalmente pela ausência de grandes músicas como “Live Forever”, que foi entoada pelo público depois que as luzes foram acesas e anunciaram que o show havia acabado.
A passagem do Oasis pela América do Sul foi marcada pelos tradicionais boatos de fim do grupo, que aumentou ainda mais com algumas declarações de Noel, que pretende lançar um disco solo, e a postura dele nos bastidores desta turnê sul-americana, ficando isolado grande parte do tempo nos quartos dos hotéis compondo músicas e desembarcando dos vôos sozinho. Confusões e brigas entre os irmãos Gallagher sempre existiram na história do Oasis e, mesmo trocando poucos olhares no palco e muito menos de palavras, neste show ficou claro que, pelo menos musicalmente, um precisa do outro, pois é incrível como eles se completam no palco.
Setlist
“Fuckin' in the Bushes"
"Rock n' Roll Star"
"Lyla"
"The Shock of The Lightning"
"Cigarettes & Alcohol"
"The Meaning of Soul"
"To Be Where There's Life"
"Waiting For The Rapture"
"The Masterplan"
"Songbird"
"Slide Away"
"Morning Glory"
"Ain't Got Nothin'"
"The Importance of Being Idle"
"I'm Outta Time"
"Wonderwall"
"Supersonic"
Bis
"Don't Look Back In Anger"
"Falling Down"
"Champagne Supernova"
"I Am The Walrus"

Créditos fotos: 1-Divulgação; 2, 3 e 6- Oasis News; 4- Rock Press; 5- Jamari França.

Nenhum comentário: