9.29.2006

Botinada! A Origem do Punk no Brasil


Este é o nome do documentário que está sendo lançado esta semana e que conta à história da primeira fase do punk rock no Brasil (1976 a 1984). O filme está sendo lançado em DVD pela ST2 vídeo e traz um cd de bônus com músicas das primeiras bandas do país. Botinada! traz 110 minutos de cenas inéditas e raras de como tudo começou por aqui e como o movimento punk brasileiro se tornou um dos principais em todo o mundo.
A produção e direção ficaram por conta do músico e ex-vj da MTV Gastão Moreira. Ao todo foram 77 pessoas entrevistadas, entre elas: Rédson do Cólera, Clemente dos Inocentes, Ariel do Condutores de Cadáver e João Gordo do Ratos de Porão.
Para concluir o projeto, Gastão levou quatro anos realizando pesquisas e entrevistas. Localizar as pessoas responsáveis pelo surgimento do movimento punk e a precariedade do material encontrado foram as principais dificuldades durante o processo de produção.
- As fitas de vídeo estavam mofadas e os jornais caindo aos pedaços. Fui atrás de todos os vestígios, tentei juntar o máximo de material possível antes que fosse tarde.
A filosofia do punk, o “Do It Yourself” (faça você mesmo), atingiu milhares de jovens por todo o mundo no final da década de 70 e até hoje faz com que muitos acreditem que é possível fazer e seguir os próprios sonhos. Gastão foi um desses garotos que seguiram essa filosofia:
- Foi por causa do punk que eu descobri que poderia montar uma banda, tocar e compor. Poderia basicamente qualquer coisa. Até mesmo arriscar fazer um documentário.
O filme mostra como era o Brasil antes do surgimento do movimento punk, o começo das bandas, as brigas com os skinheads e o primeiro festival, o clássico O Começo do Fim do Mundo. A narração é feita pelos próprios personagens que vivenciaram esta época.
- Eles transbordam emoção e sinceridade nos depoimentos. Depois de duas décadas, conseguem o distanciamento necessário pra ver toda essa história com bom humor.
O foco principal do documentário é sobre a cena paulista, mas como é sabido, em Brasília também havia uma turma que tocava punk rock e que para muitos teve a primeira banda punk brasileira, o Aborto Elétrico, liderada por um tal de Renato Russo. Então volta-se a velha polêmica, quem foram os pioneiros, Brasilienses ou Paulistas?
- Filhinho de diplomata, revoltadinho em Brasília, dizendo que começou o movimento punk, da licença – é o que diz Ariel, vocalista do Condutores de Cadáver, em uma das cenas de Botinada!.
Saber quem foram os pioneiros não é o mais importante e nem é o principal foco do filme, mas vale lembrar, que as bandas paulistas continuam fiéis aos ideais punks até hoje, enquanto que a maioria das brasilienses optaram por uma sonoridade mais pop rock, ainda no início dos anos 80 e alcançando o sucesso nacional.
Botinada! A Origem do Punk no Brasil é um registro histórico e essencial para quem quer entender como tudo começou e como esses garotos do subúrbio colocaram o movimento punk brasileiro entre os principais do mundo.

Confira abaixo os capítulos do DVD e as faixas do cd. Para conferir o trailer do filme é só clicar no seguinte link:
http://www.st2.com.br/sala_de_imprensa/botinada/botinada.html


DVD

01. Introdução
02. Quer saber o que é punk?
03. Onde começou o movimento punk no Brasil?
04. A chegada da informação
05. Antes do punk
06. 1977
07. LPs
08. Ramones, Pistols e Cia
09. Fitas K7
10. Salões punk
11. Punk na rádio
12. Familia
13. Vila Carolina
14. Primeiras bandas
15. AI 5
16. Restos de Nada
17. Condutores de Cadáver
18. Cólera
19. Primeiro show punk no Brasil
20. Olhos Seco
21. Pontos de encontro
22. Gangues
23. SP X ABC
24. Bomba no Construção
25. Grito suburbano
26. Compacto Lixomania
27. Show no Gallery
28. Luso Brasileiro
29. Matéria no Estadão
30. Salão Beta Puc
31. Começo do fim do mundo
32. Dispersão
33. Paradeiro Atual
34. Legado Punk

CD Bônus
01. Oi Tudo Bem? - Garotos Podres
02. Nada - Olho Seco
03. Pânico em SP - Inocentes
04. Vivo na Cidade - Cólera
05. Agressão / Repressão - Ratos de Porão
06. Festa Punk - Replicantes
07. O Punk Rock Não Morreu - Lixomania
08. Desemprego - Fogo Cruzado
09. Restos de Nada - Restos de Nada
10. Trabalhadores Brasileiros - Espermogramix
11. John Travolta - Ai-5
12. Bem-vindos ao Novo Mundo - Condutores de Cadáver
13. Câncer - Hino Mortal
14. Brasil (Desordem e Regresso) - Rephugos

Um comentário:

Ge Detogne disse...

Quero ver esse filme!

hahha! Adorei a parte em que o vocalista do Condutores de Cadáver fala dos filhos de diplomatas de Brasília, os "revoltadinhos"...rs

valeu pelas informações! ;-)