5.10.2010

Web Radios e Podcasts


Voltando ao assunto abordado no último texto, a revolução virtual e os efeitos causados nos meios de comunicação e na indústria musical, vou falar neste sobre um exemplo de mídia que teve que se adaptar aos novos tempos e a internet, estou falando do rádio.
A morte do rádio é anunciada desde o momento em que surgiu a televisão, mas ele está aí até hoje e o radinho de pilha é o principal veículo de comunicação quando se falta luz. Com o surgimento da internet, pensou-se a mesma coisa do rádio e de outras mídias.
Hoje, muitas rádios têm os próprios sites e fazem transmissões on-line, com isso, você pode estar no computador e ouvindo um programa de rádio ao mesmo tempo. Alguns programas você pode até assistir através de streaming de vídeo no próprio site da rádio.
Também há as rádios que perderam o espaço no dial e migraram para a internet, caso da Rádio Cidade, do Rio de Janeiro. Ela perdeu aquele espaço por volta de 2002, e hoje é uma das principais rádios on-line, com o nome de Cidade Web Rock. Outro tipo de rádio on-line são as que já surgiram direto na internet, como a rádio Shock Box, especializada em Hard Rock e Heavy Metal.
Mas o que acho mais interessante nessa nova forma de se fazer rádio e também radiojornalismo são os populares podcasts. Através deles, qualquer pessoa pode fazer um programa de rádio e propagá-lo pela web, basta ter um software que faça edição de áudio, um microfone e um fone de ouvidos instalados no computador, além dos conhecimentos necessários para fazer a distribuição do podcast pela web.
Uma das principais vantagens dos podcasts em relação às rádios tradicionais e as web rádios é a possibilidade de ouvir o programa quando você quiser. O ouvinte não precisa esperar chegar a hora do programa ou estar no computador para ouvi-lo. Ele pode fazer o download do podcast, colocar no Ipod ou no aparelho de mp3 e ouvir a hora e aonde quiser.
Abaixo está uma lista de podcasts que tenho ouvido e que acho bastante interessantes:
- Mofodeu: Este é o podcast que “tira o mofo do rock”. O Mofodeu surgiu em 2008 com o objetivo de tocar apenas grupos de rock das décadas de 60 e 70. Com quase 90 programas produzidos e indo ao ar quinzenalmente, este é um dos principais podcasts relacionados ao rock produzido nas décadas citadas acima. Sempre com um tema específico, o programa traz informações sobre os grupos e muita música. Produzido, apresentado e editado por Vítor Bemvindo e com comentários de Luis Felipe Freitas, o mofodeu é engraçado, tosco e bastante informativo.

- Poeiracast: O Poeiracast é o podcast da revista Poeira Zine. Revista bimestral sobre “o melhor da música do melhor dos tempos”, mas isso é assunto para um texto futuro. Este é um programa quinzenal de bate-papo, uma mesa-redonda sobre música, integrada por: Bento Araújo (editor da Poeira Zine), Sérgio Alpendre, Ricardo Alpendre e José Damiano. As duas últimas edições que estão no ar foram gravadas nos EUA, onde ocorreu o festival New Orleans Jazz & Heritage Festival.

- Podcast da Collector`s Room: Collector`s room é um site criado por Ricardo Seeling, e é totalmente dedicado aos colecionadores de discos. Aqui você irá encontrar biografias de grupos, entrevistas com colecionadores e fotos das coleções, matérias informando como começar a comprar a obra de um determinado artista, resenha de discos clássicos, informações sobre os mais variados discos e, claro, podcast.

- Máquina do Tempo: Programa produzido e apresentado por Leandro Bulkool e Ock-Tock. Neste podcast, o ouvinte é convidado, semanalmente, a viajar no tempo e visitar diversos anos, para ouvir o melhor do rock`n`roll de diversas épocas. Cada edição do Máquina do Tempo aborda um ano diferente e, nele, você ouve uma seleção das músicas que mais marcaram aquele período.

- Metacast: Este é o podcast que ensina aos iniciantes a fazerem um podcast. Se você quer participar desta nova forma de se fazer rádio, este é o programa que você deve ouvir para se informar sobre os melhores softwares de edição, as maneiras mais fáceis de gravar, os equipamentos necessários e todo tipo de informação necessária para começar um podcast.


                                        *          *          *

Este texto também foi publicado no site: http://desburocratizando.blogspot.com/


Nenhum comentário: