5.06.2010

Pogo Festival


O POGO FESTIVAL irá levar para João Pessoa alguns dos principais nomes do hardcore e do metal brasileiros. O evento ocorrerá nos dias 7 e 8 de maio, na Intoca, localizado no Centro Histórico de João Pessoa. No primeiro dia os shows começarão às 20h e no segundo, às 16h. O festival terá 14 bandas, tendo como headliners: os paulistas do DISCARGA, na sexta, dia 7; e os cariocas da banda UZÔMI, que encerrarão o evento no sábado. Os ingressos para cada dia do festival custarão 10 reais, comprando os dois ingressos juntos, o valor será de 15 reais.
A primeira banda a subir no palco do POGO FESTIVAL, na sexta-feira, será a estreante DISACUSIA, de João Pessoa, fazendo um crossover de hardcore e metal. Em seguida, também de João Pessoa, a banda ELMO, que irá lançar o primeiro disco ainda este ano. Com um som voltado para o skate-rock, são referência do hardcore paraibano. A próxima no palco será a banda de thrash metal LEI DO CÃO, do Rio Grande do Norte, que já realizou uma turnê pelo sudeste. De grande importância para o hardcore feito na Paraíba e provavelmente o maior ícone desse segmento no estado, o grupo ROTTEN FLIES será a quarta apresentação da noite. Com três discos lançados e tocando em casa, levarão um punk rock old school para os conterrâneos.
Encerrando a primeira noite, os grupos RÓTULO (SE) e DISCARGA (SP). A banda sergipana retorna a João Pessoa depois de elogiada passagem pela 3ª edição do Festival Aumenta que é Rock, em 2008. O show que irão apresentar no POGO FESTIVAL fará parte da turnê nordestina do grupo, que também já tem agendado uma turnê pelo Sudeste ainda neste primeiro semestre. O DISCARGA é um dos maiores nomes do hardcore do país. Com 12 anos de estrada, a banda já lançou cinco discos, realizou diversos shows pelo Brasil e fez uma turnê européia em 2005. O baixista da banda, Paulo Junior, também toca no RATOS DE PORÃO.
No segundo dia, o incentivo ao pogo continua com doses cavalares de Rock, com a presença de diversas bandas locais e com um show matador dos cariocas do UZÔMI, uma das especialistas em Crossover no Brasil.
A primeira banda do sábado será outra estreante, a BOW TO NOTHING, de João Pessoa, que promete um show com muita agressividade e um som destruidor. Além deles, mais cinco bandas locais da Paraíba quebram tudo neste dia: a revelação do metal paraibano POST MORTEM, direto de Campina Grande; o Death Metal do HAMALAH; o Grindcore nervoso da sempre competente FUCINHO DE PORCO; o Thrash metal do TERRIBLE FORCE; e a elogiada SOTURNUS, que esse ano comemora, com muitos bons motivos, seus 10 anos de existência. Além de todas essas atrações, o sábado também terá os pernambucanos do INNER DEMONS RISE, que serão o penúltimo show da noite. O grupo participou da edição deste ano do tradicional festival de Recife, Abril Pro Rock.
Com o POGO FESTIVAL, a intenção dos organizadores é levar para João Pessoa uma pequena amostra do que está sendo produzido no Brasil em termos de som pesado.
Para Diogo Galvão, organizador do evento: "o POGO FESTIVAL é uma oportunidade de suprir a carência existente no estado de festivais, além de ser vitrine para as atrações locais. O evento é uma oportunidade para quem aprecia esse estilo de música, poder sacar o que está acontecendo nesta cena musical tanto em nível local, Paraíba e Nordeste, quanto em todo o país". Diogo também ressalta que "o Hardcore e o Metal são estilos que têm pouco espaço nos palcos pessoenses, mas são respeitados mundialmente pela personalidade própria, adaptando à sua realidade conceitos pré-definidos e eventualmente expandindo as fronteiras dos estilos, tornando-os mais rápidos, brutais e discordantes.
Para quem não conhece, o pogo nada mais é que a designação da dança 'amigável' feita por várias pessoas que celebram o Rock and Roll chutando o estresse e interagindo com semelhantes em um show. Ocorre normalmente na frente do palco.

SERVIÇO:

POGO FESTIVAL
Dias: 07 e 08 de maio
Local: Intoca (Centro Histórico de João Pessoa/PB)
Ingresso: R$ 10,00 cada dia e R$ 15,00 os dois dias - a venda nas lojas Chilli Beans
Realização: Otimismo Produções
Apoio: O Farol Coletivo, Editora Grafset, Chilli Beans, Natora Coletivo, Blog Hominis Canidae
Site: http://www.pogofestival.com.br/
Siga: http://www.twitter.com/pogofestival

07.05 - 20h - (SEXTA)
Discarga (SP)
http://www.myspace.com/discarga
Rótulo (SE)
http://www.myspace.com/rotulo
Rotten Flies
http://www.myspace.com/rottenflies
Lei do Cão (RN)
http://www.myspace.com/leidocao
Elmo
http://www.myspace.com/bandaelmo
Disacusia
http://www.myspace.com/disacusia

08.05 - 16h - (SÁBADO)
Uzômi (RJ)
http://www.myspace.com/uzomicrossover
Inner Demons Rise (PE)
http://www.myspace.com/innerdemonsofficial
Soturnus
http://www.myspace.com/soturnus
Halamah
http://www.myspace.com/halamah
Post Mortem (CG)
http://www.myspace.com/postmortembrazil
Terrible Force
Fucinho de Porco
http://www.myspace.com/fucinhodeporco
Bow to Nothing
http://www.myspace.com/bowtonothing

4.30.2010

A Revolução Virtual - O Impacto no Mercado Fonográfico e nos Meios de Comunicação


Comecei a consumir música no início de 1994, comprando discos das minhas bandas preferidas, ouvindo programas de rádio especializados em rock, assistindo Mtv (quando ela era muito mais voltada para a música do que para o entretenimento) e comprando revistas sobre música.
Naquela época, o mercado fonográfico e os meios de comunicação eram diferentes do que são hoje. As pessoas compravam discos, gravavam músicas em fitas cassetes e a informação não chegava tão rápido para os fãs, pois eram transmitidas apenas pelos veículos tradicionais de comunicação: rádios, jornais e TV. Se não fosse através de um veículo especializado, a informação chegava de uma forma muito genérica e condensada, sem a atenção e abordagem que os fãs gostariam.
Algumas revistas especializadas de qualidade que existiam naquela época ou que surgiram alguns anos depois foram a Rock Press, Rock Brigade e a Bizz. Algumas que ainda resistem são a Roadie Crew e a Poeira Zine, esta última mais recente, sendo lançada em 2003.
Ouvir uma música inédita de um grupo só era possível quando ela era lançada nas rádios. Quando a banda era muito importante, havia uma data de lançamento e os fãs aguardavam ansiosamente a chegada deste dia. Hoje as músicas inéditas, muitas vezes o álbum completo, vazam na internet, sem a autorização do artista e sem estar com a edição final.
Naquele ano de 1994, ainda não existia internet, pelo menos não para o grande público. O que significa que não havia troca de músicas no formato MP3, o espaço para bandas independentes era menor, os veículos de comunicação tinham mais poder em impor um determinado estilo musical ou pautar o que as pessoas deveriam ouvir e o aceso a informação sobre determinados grupos era muito mais difícil. Conhecer pessoas que curtiam os mesmos grupos que você também era mais complicado.
Hoje, os meios de comunicação continuam tendo este poder, mas ele é muito menor do que naquela época. Na internet, o espaço é o mesmo para todos, tanto para um grande portal de notícias quanto para um pequeno site especializado em um determinado assunto. Isso possibilitou ao público ter um acesso maior a algo que ele tenha interesse, mas que tinha dificuldade de encontrar nos meios de comunicação tradicionais.
Hoje, a notícia circula de uma forma muito mais fácil e rápida, possibilitando o acesso a informações que dificilmente teríamos se não fosse à internet e os sites especializados em uma determinada cultura ou assunto específico.
Muitos desses sites conquistaram um público específico e obtiveram credibilidade junto a ele. Talvez os dois maiores exemplos voltados para o Rock são os sites Zona Punk e Whiplash, que surgiram no final da década de 90, de forma independente. A cada ano que passa eles aumentam o número de leitores e hoje são referência para o meio em que estão inseridos, tendo bastante credibilidade junto ao público.
Com o crescimento desses sites de informação especializados, muitos grupos independentes começaram a ter a internet como o principal meio de divulgação do trabalho que produziam. Neste meio, eles tiveram maior facilidade para se comunicar com o público e com outras bandas, através de e-mail, site da banda, sites de disponibilização de música gratuita e programas de compartilhamento de arquivos na rede. Estes últimos possibilitavam ao ouvinte conhecer o som de uma determinada banda a hora que quisesse, fugindo assim da obviedade das rádios FMs.
Hoje existem outras formas de divulgação de uma banda, como os fotologs, Orkut, facebook, twitter, myspace, youtube e outros. Como muitos desses sites permitem uma grande interação entre a os integrantes de uma banda e os fãs, e também entre os próprios fãs, ficou muito mais fácil você conhecer pessoas com os mesmos interesses que você e, conseqüentemente, fazer amizade com elas. Tudo isso gera uma maior discussão e debate sobre o trabalho de um grupo, mantendo assim o nome da banda em evidência
Neste cenário, muitos grupos independentes começaram a conquistar um público muito maior. No meio punk rock, alguns exemplos são: Dead Fish, CPM 22, Hateen, Dance of Days, Mukeka di Rato, Carbona e tantas outras, que podem ser consideradas as pioneiras neste mundo virtual. Algumas conseguiram contratos com grandes gravadoras e outras obtiveram um maior contato com bandas de outros países e fizeram turnês pelos EUA ou Europa, num esquema totalmente independente: rodando de van pelas cidades ou países e tocando em pequenas casas de shows.
Toda essa mudança no comportamento e na comunicação, fez com que as gravadoras também mudassem a forma de atuação no mercado. Hoje, dificilmente elas apostam em uma banda realmente nova e desconhecida. Os grupos contratados hoje pelas grandes gravadoras normalmente são as que já têm um público conquistado através da internet, de forma independente.
A internet gerou uma grande revolução no mercado fonográfico e nos meios de comunicação. As vendas, tanto de discos quanto de revistas e jornais, caíram bastante em vários lugares do mundo, mas parece que os meios de comunicação se adaptaram melhor a esta nova ferramenta. Talvez porque eles optaram em fazer parte da internet e a viram como um novo meio para se fazer jornalismo. Enquanto que as gravadoras resolveram declarar guerra tanto aos sites e programas de compartilhamento de arquivos, quanto as pessoas que baixam músicas, o que prejudicou ainda mais a imagem das grandes gravadoras junto ao público.
Nos últimos anos as gravadoras começaram a rever os conceitos e passaram a utilizar a internet como um meio de vender música. A cada ano que passa aumenta o número de vendas das músicas digitais, mas a indústria fonográfica ainda está muito longe de recuperar o mercado que tinha até o final do século passado.
Com isso, fica no ar algumas questões: será que o grande público vai querer começar a pagar por algo que pode conseguir de graça? Será que as grandes gravadoras não perceberam tarde demais um meio de comercialização das músicas na internet? Será que elas não estariam em melhor situação financeira se tivessem lançado a venda de música digital a mais de dez anos atrás, quando surgiu o compartilhamento de arquivos ao invés de ter declarado guerra aos sites, programas e aos usuários?
Estas perguntas, por enquanto, ficarão no ar, sem respostas definitivas, só serão respondidas com o passar do tempo e dos anos...

4.29.2010

Foxboro Hot Tubes

Os integrantes do Green Day realizaram recentemente uma apresentação na casa de shows New York City's Bowery Electric, com o grupo paralelo FOXBORO HOT TUBS. A banda, além dos três integrantes originais do Green Day formado por Billie Joe Armstrong (assumindo aqui seu alter-ego: Reverend Strychnine Twitch); Mike Dirnt, baixista; Tré Cool, na bateria; tem também os seguintes integrantes: Kevin Preston e Jason White nas guitarras e backing vocals; e Jason Freese, teclados, saxophone e flauta.
Nesta apresentação em Nova York, o grupo tocou uma música nova, intitulada "It`s F*ck Time", cujo link para o video está no final desta notícia.
O FOXBORO HOT TUBS surgiu no final de 2007, com influências das bandas americanas de garage rock da década de 60. O grupo começou a chamar a atenção quando três músicas foram disponibilizadas no site do fã-clube do Green Day. Em maio de 2008 lançaram o disco "Stop Drop and Roll!!!" (foto abaixo), que trazia 12 músicas.
Segundo Billie Joe Armstrong: "A única semelhança entre o Green Day e FOXBORO HOT TUBS é que nós somos a mesma banda". Já que, além dos três integrantes oficiais, o Green Day também conta com Jason White e Jason Freese nas turnês. Apenas Kevin Preston não faz parte do grupo.

Assista o vídeo da música "It`s F*ck Time" acessando link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=rns_LvXnfwI&feature=player_embedded

4.27.2010

Courtney Love roubou músicas de Billy Corgan?


Na última sexta-feira, dia 23 de abril, chegou as lojas norte-americanas o novo disco do HOLE, grupo liderado pela Courtney Love, viúva de Kurt Cobain. O álbum tem o título de "Nobody's Daughter" e é o primeiro cd com músicas inéditas desde 1998, quando o grupo lançou o disco "Celebrity Skin".
Mas o lançamento deste novo disco do HOLE vem gerando um certo conflito entre Courtney Love e Billy Corgan, vocalista e guitarrista do SMASHING PUMPKINGS. Corgan está acusando Courtney de ter roubado as canções que ele havia feito.
Em posts de Corgan no twitter, ele diz: "A minha cara é a minha cara, o meu coração é o meu coração, o meu dinheiro é o meu dinheiro. Ah, e as minhas canções são as MINHAS canções". Em outro post, ele afirmou: " Se você não consegue escrever suas próprias canções, talvez você devesse ficar feliz por ter enganado alguém há fazer o seu trabalho por você...".
Também através do twitter, Courtney respondeu: "Só tenho sido simpática com você. Se você quer ser mau, então que seja".
A relação entre os dois já é de longa data. Eles já foram namorados no início da década de 90; foi Billy Corgan que indicou a baixista Melissa Auf Der Maur, para integrar o HOLE, em 1994, após a morte de Kristen Pfaff; e Corgan também ajudou na composição de algumas canções de "Celebrity Skin" e também deste disco, "Nobody's Daughter", que começou a ser composto em 2005, quando Courtney saiu de uma clínica de reabilitação.

                                *          *          *

Ouvindo: The Doors (1967)

Primeiro disco do The Doors, homônimo, lançado em 4 de janeiro de 1967. O disco abre com um dos maiores clássicos do grupo e do rock, "Break on Through". O cd traz ainda o hino "Light my Fire" e a pisicodélica e sombria "The End", com mais de onze minutos. Em um dos versos da canção, Jim Morrison reproduz o seguinte diálogo:  "Father ?", "yes son", "I want to kill you". "Mother...I want to...fuck you".
Considerado um dos maiores clássicos do rock, sempre figura nas principais listas de melhores álbuns de todos os tempos.

4.24.2010

Paul McCartney deixa a EMI


O ex-beatle PAUL McCARTNEY anunciou nesta última quarta-feira, dia 21 de abril, que assinou um contrato com o selo independente Concord Music Group. Na nova gravadora, PAUL McCARTNEY irá relançar todo o catálogo relativo aos anos de 1970 até 2006, quando lançou discos solos e com o WINGS, grupo que teve junto com a ex-mulher Linda McCartney de 1971 a 1981.
Segundo PAUL McCARTNEY, em declaração publicada no site oficial do músico: "Desde o lançamento do disco 'Memory Almost Full' de 2007 que eu tenho um bom relacionamento profissional com a Concord Music Group e curtido nosso amor mútuo pela música. Eu tenho interesse em continuar em seguir adiante com este relacionamento com a nova gravadora. Eu estou sempre procurando novas formas e oportunidades de levar minha música para as pessoas e a Concord compartilha esta paixão".
A relação entre PAUL McCARTNEY e a Concord Music Group começou em 2007, quando a gravadora colaborou com o lançamento exclusivo do disco "Memory Almost Full" pela rede de cafeteria Starbucks, além de ter participado do lançamento do disco ao vivo "Good Evening New York City", de 2009.
O primeiro relançamento de PAUL McCARTNEY pela Concord Music Group será do clássico disco "Band on the Run" (capa abaixo), lançado pelos WINGS em 1974. O álbum chegará as lojas em agosto, em uma nova edição deluxe remasterizada e com músicas inéditas gravadas naquela época. O disco também estará disponível em uma versão digital.
Este novo contrato encerra uma relação de quase 50 anos entre PAUL McCARTNEY e a gravadora EMI, que continuará com os direitos comerciais sobre todo o catálogo dos BEATLES.

4.22.2010

Black Crowes: Fim da Banda?


Segundo o site da revista americana Rolling Stone, o grupo THE BLACK CROWES anunciou um hiato por tempo indeterminado. Com a palavra, Chris Robinson, vocalista da banda: "dois anos, cinco anos, dez anos - você nunca sabe quando se pula no vazio".
Esta não é a primeira vez que o BLACK CROWES anuncia um hiato. Em 2002 o grupo se separou devido ao temperamento difícil e inconstante de Chris Robinson, que provocava um relacionamento difícil entre o vocalista e os outros integrantes da banda. Em 2005 a banda retornou com a turnê "All Join Hands Tour" e lançaram o disco ao vivo "Freak 'n' Roll... Into the Fog". Em 2008 lançaram o disco Warpaint, o primeiro de inéditas desde "Lions", de 2001.
Apesar de anunciar este hiato, o BLACK CROWES têm alguns projetos a realizar até o final deste ano. Em agosto eles lançarão um disco duplo, intitulado "Croweology", com regravações acústicas de alguns hits e músicas obscuras gravadas ao longo da carreira. Este disco deverá ser vendido com o preço de um CD simples, como forma de agradecimento aos fãs que os acompanha ao longo destes 20 anos.
Além do lançamento deste disco, o BLACK CROWES irá realizar a turnê "Say Goodnight to the Bad Guys", que começará no Riverside Theatre, em Milwaukee, no dia 13 de agosto. Os shows terão três horas de duração e serão divididos em dois sets, um acústico e outro elétrico. A turnê está prevista para terminar em dezembro, com seis datas na histórica casa de shows, The Fillmore, em São Francisco, Califórnia.
Neste ano de 2010 o grupo também celebra os 20 anos do lançamento do multiplatinado disco de estréia, "Shake Your Money Maker", de 1990. O disco trazia os seguintes hits: "Hard to Handle", "She Talks to Angels", "Jealous Again" e "Twice As Hard".

Confira abaixo as datas da turnê "Say Goodnight to the Bad Guys":

Aug 13 - Milwaukee, WI @ Riverside Theatre
Aug 14 - Walker, MN* @ Northern Lights Casino
Aug 15 - Apple Valley, MN* @ Zoo Amphitheatre
Aug 17 - Des Moines, IA* @ Simon Estes Amphitheatre
Aug 18 - Kansas City, MO* @ Harrah's Kansas City
Aug 20 - Detroit, MI @ The Fillmore at The State Theatre
Aug 21 - Chicago, IL @ Chicago Theatre
Aug 22 - Columbus, OH @ Promowest Pavilion
Aug 24 - Cleveland, OH* @ House of Blues
Aug 25 - Indianapolis, IN @ The Murat Theatre
Aug 27 - St. Louis, MO @ The Pageant
Aug 28 - Council Bluffs, IA* @ Stir Cove
Aug 29 - Denver, CO @ Fillmore Auditorium
Aug 31- Salt Lake City, UT* @ The Depot
Sep 7 - Salina, KS* @ The Stiefel Theatre
Sep 8 - Tulsa, OK* @ Cain's Ballroom
Sep 10 - Charleston, SC @ Family Circle Magazine Stadium
Sep 12 - Nashville, TN@ Ryman Auditorium
Sep 17 - Raleigh, NC @ Raleigh Boutique Amphitheatre
Sep 18 - Charlotte, NC @ Uptown Amphitheatre at the Music Factory
Sep 19 - Asheville, NC @ Thomas Wolfe Auditorium
Sep 21 - Jacksonville, FL @ The Florida Theatre
Sep 24 - Houston, TX @ Verizon Wireless Theatre
Sep 26 - Dallas, TX* @ House of Blues
Oct 1 - Biloxi, MS* @ Beau Rivage Casino
Oct 2 - Fayetteville, AR @ Arkansas Music Pavilion
Oct 15 - Albany, NY @ The Palace
Oct 16 - Salamanca, NY* @ Seneca Allegany Casino & Hotel
Oct 17 - Red Bank, NJ* @ Count Basie Theatre
Oct 19 - Burlington, VT @ Higher Ground
Oct 20 - Burlington, VT @ Higher Ground
Oct 22 - Boston, MA @ House of Blues
Oct 23 - Boston, MA @ House of Blues
Oct 24 - Hampton Beach, NH* @ Hampton Beach Casino Ballroom
Oct 26 - Waterbury, CT @ Palace Theatre
Oct 27 - Toronto, ON @ Massey Hall
Oct 29 - Philadelphia, PA @ Tower Theatre
Oct 30 - Atlantic City, NJ* @ Music Box @ Borgata Resort
Oct 31 - New York, NY @ Nokia Theatre Times Square
Nov 2 - New York, NY @ Nokia Theatre Times Square
Nov 4 - New York, NY @ Nokia Theatre Times Square
Nov 5 - New York, NY @ Nokia Theatre Times Square
Nov 6 - New York, NY @ Nokia Theatre Times Square
Nov 10 - Baltimore, MD* @ Ram's Head
Nov 12 - Pittsburgh, PA @ North Shore Entertainment Complex
Nov 13 - Washington, D.C. @ 9:30 Club
Nov 14 - Washington, D.C.@ 9:30 Club
Nov 16 - Richmond, VA @ The National
Nov 17 - Norfolk, VA @ The Norva
Nov 19 - Atlanta, GA @ The Tabernacle
Nov 20 - Atlanta, GA @ The Tabernacle
Dec 3 - Portland, OR @ Arlene Schnitzer Concert Auditorium
Dec 4 - Eugene, OR* @ McDonald Theatre
Dec 5 - Seattle, WA* @ Showbox SODO
Dec 7- Santa Barbara, CA @ The Arlington Theatre
Dec 10 - Las Vegas, NV* @ The Joint
Dec 11 - Los Angeles, CA @ Hollywood Palladium
Dec 12 - San Francisco, CA @ The Fillmore
Dec 14 - San Francisco, CA @ The Fillmore
Dec 15 - San Francisco, CA @ The Fillmore
Dec 17 - San Francisco, CA @ The Fillmore
Dec 18 - San Francisco, CA @ The Fillmore
Dec 19 - San Francisco, CA @ The Fillmore

4.20.2010

Bad Religion - 30 anos


O BAD RELIGION está completando 30 anos de carreira neste ano de 2010. Para comemorar, o grupo realizou uma série de shows na histórica casa de shows norte-americana House of Blues, em Los Angeles e nas filiais nas cidades Anaheim, Las Vegas, West Hollywood e San Diego, durante o mês de março e início de abril. Esta série de shows acabou neste último final de semana, nos dias 16 e 17 de abril em West Hollywood.
Destes shows, eles irão lançar um disco ao vivo, de graça, em MP3, no dia 18 de maio. Para baixar o CD, basta se cadastrar no mailing list da banda.
Outra novidade é que, no dia primeiro de maio, o BAD RELIGION entrará em estúdio para a gravação do 15º álbum de estúdio. Algumas músicas que farão parte deste CD foram executadas nesta série de shows na House of Blues e também estarão presentes no disco ao vivo.
O Bad Religion foi formado em Woodland Hills, no sul da Califórnia, em 1980. A banda tem 14 álbuns de estúdio, sendo o último o New Maps from Hell, de 2007.

Para se cadastrar no mailing list do BAD RELIGION e baixar o cd ao vivo, basta acessar o seguinte link:
http://www.badreligion.com/mailinglist.html

Veja o trailer comemorativo dos 30 anos do BAD RELIGION:
http://vimeo.com/9133883

4.19.2010

Buzzcocks toca discos na íntegra em turnê pelos EUA


O veterano grupo inglês de punk rock, BUZZCOCKS, fará uma turnê pelos Estados Unidos, nos meses de maio e junho. Será a "North American ANOTHER...BITES Tour".
Até ai, nada de muito relevante, já que eles estão sempre realizando shows por lá. Mas o diferencial é que eles tocarão, na íntegra, os dois primeiros clássicos álbuns, "Another Music In A Different Kitchen" e "Love Bites", os dois de 1978, mais outros grandes hits do grupo.
Vale lembrar que no início do ano a EMI relançou em edições de luxo, os três primeiros discos do BUZZCOCKS. Os já citados "Another Music In A Different Kitchen" e "Love Bites", e o terceiro, "A Different Kind of Tension", de 1979.
O BUZZCOCKS é de Manchester e foi um dos principais grupos da explosão do punk rock inglês de 1977, junto com Sex Pistols e The Clash. O mais recente disco de estúdio do BUZZCOCKS é o "Flat Pack Philosophy", grande disco lançado em 2006.
Abaixo seguem as datas da turnê "North American ANOTHER...BITES Tour". Mais datas e algumas cidades poderão ser acrescentadas para esta tour.

DATA      CIDADE               LOCAL
May 11 - Washington, DC - Black Cat
May 12 - Baltimore, MD - Ottobar
May 13 - New York, NY - The Fillmore At Irving Plaza
May 14 - Philadelphia, PA - Trocadero
May 15 - Farmingdale, NY - Crazy Donkey
May 17 - Boston, MA - Paradise Rock Club
May 18 - Montreal, QC - Le National
May 19 - Toronto, ON - Opera House
May 21 - Cleveland, OH - Peabody's
May 22 - Detroit, MI - St.Andrews Hall
May 23 - Chicago, IL - Double Door
May 24 - Minneapolis, - MN Fine Line Music Café
May 26 - Winnepeg, MB - Pyramid Cabaret
May 28 - Edmonton, AB - New City Compound
May 29 - Calgary, AB - Republik
May 31 - Vancouver, BC - Venue
June 1 - Portland, OR - Berbati's Pan
June 2 - Seattle, WA - El Corazon
June 4 - Oakland, CA - Uptown
June 5 - Los Angeles, CA - Club Nokia At L.A. Live
June 6 - Anaheim, CA - House Of Blues
June 7 - San Diego, CA - House of Blues

4.15.2010

GUIDABLE - A Verdadeira História do Ratos de Porão

O documentário "GUIDABLE - A Verdadeira História do RATOS DE PORÃO" será lançado este ano em DVD duplo através da parceria entre a Laja Records e a Ideal Shop. Além dos 121 minutos do filme, o lançamento promete trazer como bônus, muito mais cenas e entrevistas sobre a banda.
O filme conta a história, sem censura, de uma das bandas maiores bandas punks do Brasil, RATOS DE PORÃO, que também é uma das mais antigas e importantes do cenário hardcore mundial. São quase três décadas de drogas, loucuras e muito barulho, contadas através de entrevistas com os integrantes e ex-músicos do RATOS DE PORÃO.
"GUIDABLE - A Verdadeira História do RATOS DE PORÃO" foi lançado no início de 2009 e foi exibido em diversas cidades do país, como: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Rio Grande do Sul, Recife, entre outras.
GUIDABLE é um termo criado pelos integrantes da banda para definir confusão mental, bagunça generalizada ou simplesmente um “sei lá”. Também pode ser utilizado quando não se acha a palavra certa no momento apropriado.
Para maiores informações sobre o documentário, acesse o seguinte site:

Assita ao trailer do filme:
http://www.youtube.com/watch?v=EedY6k85WrY


Texto publicado no site Whiplash.net, no dia 15/04/2010:

4.09.2010

Whiplash - Notícias

Na última semana do mês de março, comecei a participar do site Whiplash como colaborador. O primeiro texto que publiquei lá foi a resenha sobre o show dos Raimundos no Vivo Rio, dia 27/03, que também foi publicado aqui no blog. 
O Whiplash é o mais completo site sobre rock no Brasil e, provavelmente, o mais antigo, existe desde 1996. Também é um dos mais interativos, pois notícias sobre a maioria das bandas possui um fórum em que as pessoas podem opinar e discutir sobre o conteúdo das matérias publicadas. Abaixo há os links para as notícias que publiquei lá nesses últimos dias.
- The Libertines: realização de show surpresa em pub inglês

- Ramones: inaugurado "Joey Ramone Place Rio"

- Sex Pistols: morre Malcolm McLaren, mentor da banda

- Evento: primeira Feira de Vinil do Rio de Janeiro

- The Beatles: série de matérias sobre o fim da banda

- Foo Fighters: MTV Brasil exibirá apresentação do grupo

- Zander: Grupo faz tour pelo sul do Brasil

- Social Distortion: músicas novas em shows no Brasil

                                    *          *          *

Ouvindo: Eric Clapton - Eric Clapton (1970)
Primeiro disco solo de um dos maiores gênios da guitarra. Quando lançou este disco, em 1970, Eric Clapton já tinha uma carreira consolidada, tendo tocado em grandes grupos como: The Yardbirds, John Mayall & the Bluesbreakers, Cream, Blind Faith e outros; e também já era reconhecido como "Deus" da guitarra.
Neste disco, Eric Clapton resolveu apenas reunir alguns amigos e gravar algumas canções. O clima de festividade pode ser visto na contracapa, onde todos os músicos estão reunidos em uma sala do A&M Studios, em Los Angeles. Este clima também pode ser percebido na primeira faixa, Slunky, música instrumental que é uma verdadeira jam entre os músicos participantes do disco.
Outros destaques são: Aftermidnight, um dos grandes hits de Clapton; a acústica Easy Now; Blues Power, que tem um solo incrível de guitarra,  o blues de Bottle Of Red Wine e fecha com a bela Let it Rain

4.01.2010

Raimundos - 27/03/2010 - Vivo Rio - Rio de Janeiro

Dia 27 de março de 2010 será um dia inesquecível para muitos fãs de rock do Rio de Janeiro e para os Raimundos. Há muitos anos que o público carioca não via a banda em uma apresentação tão empolgante e com casa cheia como esse. Talvez desde o primeiro show com o Digão nos vocais, no Canecão, na turnê do disco Éramos Quatro, em 2001.
Sim, caro leitor, isso mesmo que você leu, show dos Raimundos no Rio de Janeiro. Ao contrário do que muitos fãs de rock pensavam, eles não acabaram, andaram sumidos da grande mídia, mas sempre estiveram rodando o Brasil realizando shows em diversas cidades do país e nos circuitos alternativos e independentes, atraindo grandes públicos.
Mas é impossível negar que esse show no Rio de Janeiro não tenha transmitido certa sensação de retorno, até mesmo para os fãs que nunca deixaram de acompanhar o grupo nesses últimos anos. Afinal, desde o início deste ano eles estão divulgando diversos projetos, como a realização de alguns shows com um novo vocalista, Tico Santa Cruz, dos Detonautas; o interesse na gravação de um novo DVD ao vivo e um provável disco de inéditas em 2011. Além disso, eles tem voltado a aparecer na televisão com mais freqüência, em programas como Rock Estrada da Multishow e Big Brother Brasil da Rede Globo; e voltaram a tocar em grandes casas de shows, como o Vivo Rio e HSBC Brasil, em São Paulo.
Tá certo que era um show de abertura para o grupo Charlie Brown Jr., mas uma banda com tantos hits e boas músicas, não pode ter sua apresentação encarada como uma simples abertura, ainda mais se tratando de um dos maiores nomes do rock nacional.
Antes mesmo de a casa abrir as portas, dava para perceber que os Raimundos iriam entrar no palco com o jogo ganho. Uma grande fila se formava em frente ao Vivo Rio, com muitos fãs usando antigas camisas do grupo, que já não são mais tão fáceis de encontrar em lojas de rock. Dava para sentir um grande clima de expectativa e ansiedade para o começo do show dos brasilienses. Além da curiosidade em ver e ouvir como soaria os Raimundos com Tico Santa Cruz nos vocais.
Já dentro da casa de shows, o público chamava há todos os instantes pela banda, gritando: “Raimundos, Raimundos...”. Quando as luzes finalmente se apagaram e as cortinas se abriram, muitos não acreditaram quando viram o baterista Fred em pé atrás da bateria, afinal ele não faz mais parte da banda. Uma possível participação dele havia sido anunciada, mas era difícil acreditar que faria todo o show.
Então, logo em seguida, entraram os guitarristas Digão e Marquinho e o baixista Canisso, que executaram os primeiros acordes de Baile Funky, música muito utilizada para abrir os shows dos Raimundos na turnê do disco Lapadas do Povo, de 1997. Foi a deixa para que o Vivo Rio quase viesse abaixo.
Digão começou cantando as primeiras estrofes para logo em seguida Tico entrar e conquistar o público logo de cara, demonstrando uma boa presença de palco e um estilo de cantar que se encaixou muito bem com o grupo, além de mostrar competência em uma das músicas dos Raimundos mais difíceis de cantar ao vivo.
Poucos são os grupos com um set list quase todo recheado de músicas de sucesso, que são executadas uma após a outra. Na seqüência vieram Esporrei na Manivela, Herbocinética e Rapante. Nesta última, parecia que o Fred não estava tocando a bateria, mas sim espancado-a, tamanha era a raiva que ele transmitia ao bater nos tambores.
O guitarrista Marquinho era o mais comedido quanto a interação com o público, mas exerce papel fundamental no Raimundos atual, pois é muito bom guitarrista. Canisso também não costuma ser muito interativo, mas de vez em quando faz algumas brincadeiras, como no momento da apresentação dos músicos ou quando o Fred errou o início de uma das músicas. Digão e Tico eram os que mais se comunicavam com a platéia, mas poucos foram os momentos de interação da banda com o público, que optou em executar as músicas em seqüência, com pouco falatório.
O ponto baixo do show é a insistência em tocar Reggae do Manero, cantada por Digão. A música tem uma batida legal e o guitarrista e vocalista executa um solo muito bom, mas ela é muito grande e da uma quebrada no show, por ser mais lenta do que a grande maioria das canções. No lugar desta, poderiam ter tocado músicas como Andar na Pedra, Nariz de Doze e 20 e poucos anos, que estavam no set list, mas que acabaram não sendo executadas.
Mas todo esse momento mais lento foi compensado com a seqüência matadora que encerrou o show: Tora Tora, Eu Quero Ver o Oco e Puteiro em João Pessoa, talvez as três canções que mais caracterizam os Raimundos: letras sacanas e debochadas e músicas com uma pegada pesada e rápida. Um final matador para um show apoteótico que marcou o reencontro dos Raimundos com o público carioca. De lavar a alma.
Após o show ficam algumas questões. Será que o Tico Santa Cruz irá mesmo assumir os vocais dos Raimundos? Vale lembrar que ele não está participando de todos os shows desta atual turnê. Mas não dá para negar que com ele o grupo ganhou um bom vocalista com uma boa presença de palco, o que é fundamental para uma banda com um som rápido como os Raimundos. E a outra questão é a seguinte: será que se realmente o Tico for o novo vocalista dos Raimundos, eles conseguirão gravar um disco de inéditas? Afinal, o grupo perdeu o principal letrista em 2001 e as letras das músicas, principalmente no caso dos Raimundos, são cerca de 70% da identidade da banda.
Sei que são questões um pouco precipitadas, que o momento é de comemorar este “retorno” e esta nova fase dos Raimundos, mas são questões que devem passar pela cabeça de muitos fãs.
- SET LIST
1. BAILE FUNKY
2. ESPORREI NA MANIVELA
3. HERBOCINÉTICA
4. RAPANTE
5. OPA, PERAÍ CACETA!
6. POMPÉM
7. NEGA JUREMA
8. O PÃO DA MINHA PRIMA
9. SEREIA DA PEDREIRA
10. PINTANDO NO KOMBÃO
11. BE A BÁ
12. MULHER DE FASES
13. PALHAS DO COQUEIRO
14. MATO VÉIO
15. ME LAMBE
16. REGGAE DO MANERO
17. AQUELA
18. BONITA
19. I SAW YOU SAYING
20. A MAIS PEDIDA
21. TORA TORA
22. EU QUERO VER O OCO
23. PUTEIRO EM JOÃO PESSOA

Crédito das fotos: Retiradas do twitter do Marquim, guitarrista dos Raimundos.
 http://www.twitpic.com/photos/marquimraimundo                                       
                                         *          *          *
Ouvindo: Jethro Tull - Thick as a Brick (1972)
Clássico da ópera rock progressiva setentista. Com apenas uma música de 43m:28s.
A obra foi escrita em torno de um poema escrito por um garoto fictício, de 8 anos, chamado Gerald Bostock, também conhecido como "Little Milton", que nada mais era do que o alterego de Anderson. O poema reflete sobre a evolução criança-adulto e sobre os fatos que qualquer pessoa comum enfrenta desde o nascimento até a morte, como: escola, namoro, trabalho, casamento, velhice, entre outros.
A arte original do LP, lançado em 1972, vinha com jornal de verdade, com 12 páginas e com os conteúdos tradicionais de um periódico, só que com histórias ligadas a obra, que revelam muitos detalhes que não estão incluídos no poema.

3.30.2010

O Papel da Escola e Deficiência Física

Para realizar a inclusão de alunos com qualquer tipo de deficiência em uma escola, não basta apenas realizar projetos. O primeiro passo que deve ser dado é possibilitar o acesso dessas pessoas ao complexo escolar. Isso significa, que não só este ambiente deve estar preparado para atender pessoas com deficiência, é preciso que a cidade como um todo ofereça acesso físico para que ele possa viver uma vida normal.
Se isso não ocorrer, uma criança deficiente até poderá se sentir bem dentro de um ambiente escolar, onde muitas coisas são feitas para que ele tenha uma vida melhor, mas quando for enfrentar a realidade, a vida fora da escola, e encontrar dificuldades para transitar ou para comprar, por exemplo, ele voltará a se sentir excluído.
Por tanto, é preciso que os governos e prefeituras ofereçam possibilidades de acesso físico para os portadores de deficiência, não só nas escolas, mas em todos os lugares públicos e privados das cidades do país, para que nós aprendamos a conviver com as diferenças e tratá-las de forma natural, evitando que os deficientes vivam excluídos, com pouco convívio social.
Dentro deste contexto, no qual todos têm um papel importante para proporcionar ao deficiente físico um melhor acesso a uma vida pública mais ativa, qual será o papel da escola neste processo de inclusão?
A escola é um dos lugares onde as diferenças culturais, sociais e econômicas estão mais presentes, o que faz dela um ótimo lugar para ensinar valores importantes como o respeito, generosidade, compreensão, amizade, honestidade, entre outros. Além disso, a escola também é um lugar importante para as pessoas desenvolverem e ampliarem suas aptidões e conhecimentos, independente de ser um deficiente físico ou mental e uma pessoa “normal”. Pois é papel da escola ensinar os alunos a conviverem com as diferenças e oferecer meios para ajudar a aumentar a sociabilidade e a desenvolver as capacidades afetivas de integração e inserção social.
A escola ocupa um papel muito importante na sociedade, pois é um lugar que pode fazer com que os indivíduos modifiquem as maneiras de pensar e agir, fazendo com que passem a aceitar e a valorizar as diferenças individuais, aprendendo a conviver com as diversidades humanas, através de valores importantes como a compreensão e colaboração.
Para começar a realizar estas transformações nos alunos ou para começar a desenvolver qualquer projeto político pedagógico, é importante que a escola saiba, primeiramente, que tipo de aluno, ou que tipo de cidadão, ela quer formar. É importante que a escola saiba qual o público alvo e que medidas ela irá providenciar para que possa oferecer um acesso de qualidade à educação. É importante saber que mudanças serão feitas no ambiente escolar e quais especializações os professores terão que ter, para que esse aluno não se sinta excluído.
Não basta apenas desenvolver um projeto e dizer que oferece ensino para pessoas com deficiência e depois não procurar adaptar o ambiente escolar para um atendimento eficiente para estas pessoas.
Mas para um bom atendimento a este público, não cabe apenas as escolas se adaptarem, os professores também realizam um papel muito importante dentro da escola neste processo de inclusão, pois são eles que irão colocar em prática os conhecimentos e ações específicas para a realização e desenvolvimento deste processo. É necessário que haja uma preocupação dos professores em elaborar uma melhor forma de adaptação das atividades, fazendo com que elas possam participar das aulas normalmente junto com as outras crianças; e que também tenham a preocupação em evitar atitudes preconceituosas entre os alunos.
Com isso, pode-se concluir que o primeiro passo para que questões acerca da inclusão sejam abordados, começam a ser dados dentro da escola. Além de ensinar e transmitir conhecimentos sistematizados como português e matemática, ela também participa e promove ações que objetivam o estabelecimento dos padrões de convivência social, podendo agir como um veículo facilitador, ajudando aos cidadãos a adquirir, fundamentar e modificar conceitos de participação, colaboração e adaptação.
                                        *          *          *
Ouvindo: Jimi Hendrix - Valleys of Neptune (2010)
Disco póstumo de inéditas do gênio da guitarra, que traz sobras de estúdio gravadas no ano de 1969, época em que Jimi estava realizando a transição do grupo Experience para a Band of Gypsys.
Destaques para Stone Free, que abre o disco; Bleeding Heart; Here my Train a Comin`, com um solo arrasador de Jimi; Sunshine of Your Love, versão instrumental de Hendrix para o grande clássico do grupo Cream, de Eric Clapton, Ginger Baker e Jack Bruce; e a clássica Red House, versão com 8:20 e totalmente diferente da apresentada no primeiro disco da Jimi Hendrix Experience.

3.25.2010

La Tierra Santa de Centroamérica

La ciudad conocida como Tierra Santa de Centroamérica o Capital Centroamericana de la Fe es Esquipulas, en Guatemala, porque es considerada como el principal punto de peregrinaje católico de Centroamérica. Ella está situada en la parte sur-oriental del departamento de Chiquimula, en el área del Trifinio de las líneas divisorias entre las repúblicas de El Salvador, Honduras y Guatemala.
Esquipulas atrae muchos turistas católicos porque es el lugar donde se venera el Cristo Negro de Esquipulas y es donde está ubicada la Basílica de Esquipulas, templo de estilo barroco y que alberga la imagen dese Cristo.
Según cuenta la historia, esta ciudad siempre ha sido un lugar sagrado para los guatemaltecos, siendo un centro ceremonial en que, a la sombra de sus ceibas, se realizaban los ritos del paso de las estaciones del año.
Pero en los albores de la conquista española, un humilde indígena vio a Cristo, entre los sembrados de algodón, en el exacto punto donde hoy está ubicada la basílica. De acuerdo con la historia, Cristo estaba envuelto en una aureola de luz mucho más fuerte el resplandor del crepúsculo. Este relato es muy parecido con o de la aparición de la Virgen de Guadalupe en México, que también ocurrió poco después de la llegada de los primeros españoles.
Este fato hizo con que la tarea de los españoles de exploración, invasión y evangelización de la región fuese más fácil, pero el barco que traía la imagen de España tuvo un náufrago en pleno océano atlántico. Este fato hizo con que los españoles contratasen el arquitecto portugués Quirió Cataño, que vivía en la ciudad de Santiago de los Caballeros de Guatemala, para esculpir la imagen de Cristo crucificado. Quirió había utilizado madera de tono claro, pero los años de exposición al humo de veladoras y las manos de millones de fieles le proporcionaron su característico tono oscuro. Esta tonalidad oscura es semejante al color de piel morena de la populación de esta región. La imagen paso a ser conocida como Cristo Negro.
Según la tradición oral en Esquipulas, algunos habitantes de esta ciudad viajaron a Santiago de Guatemala, local donde moraba el arquitecto Quirió Cataño, para recoger la imagen. Durante el viaje de regreso, aquellos que la veían por el camino se quedaban admirados por su belleza y solicitaban que permaneciera con ellos al menos una noche. De esta manera se originó la tradición del peregrinaje para adorar a Cristo Negro de Esquipulas.
La Fiesta patronal de Esquipulas es celebrada en el día 15 de enero. En esta época, la ciudad está repleta de ventas callejeras de toda clase de artículos y artesanías. Es en esta fecha que también hay una mayor cantidad de turistas que visitan esta ciudad para conocer el Cristo Negro de Esquipulas. Estos visitantes vienen de El Salvador, Honduras y otros países, por la fe en un milagro, pues se crees que la imagen es capaz de hacer ver a los ciegos, caminar a los tullidos, cantar a los mudos u oír a los sordos.
Uno de los costumbres de los peregrinos es ingresar a pie hasta el templo, mucho debido a devoción, pero también porque la aglomeración no permite que se haga de otra manera. Los fieles que tienen alguna intención en especial, pueden hacer parte del recorrido de rodillas.
Debido a gran cantidad de inmigrantes de estos países centroamericanos en Estados Unidos, esta fecha también es celebrada en lugares como Los Ángeles y Nueva York. También hay una réplica original del Cristo Negro en la ciudad de Moroleón, en México.
                                         *          *          *
Ouvindo: Iron Maiden - The X Factor (1995)
Um disco pouco lembrado pelos fãs da donzela, mas muito bom. Blaze Bayley não chega nem perto da qualidade de Bruce Dickinson como vocalista, mas este álbum é superior aos dois anteriores: Fear of the Dark (1992) e No Prayer for the Dying (1990), lançados com Bruce no vocal.
Destaques para a épica Sign of the Cross, com 11:17;  Lord of the Files, Man on the Edge, Fortunes of War e  The Edge of Darkness.
Impossível ouvir The X Factor e não imaginar como as faixas soariam com Bruce Dickinson nos vocais.
Não chega a ser um clássico na discografia da banda, mas com certeza é um bom disco.

3.02.2010

México – El Día de Los Muertos

México es un país lleno de tradiciones de orígenes prehispánicas. Entre ellas está el Día de los Muertos, que es una manifestación cultural y folclórica, con registros de celebraciones en las etnias Mexica, Maya, Purépecha, Náhuatl y totonaca. En algunas de estas civilizaciones, los rituales que celebran la vida de los ancestros se realizaban, por lo menos, desde hace tres mil años.
Para estos antiguos pueblos, la muerte era vista de una forma distinta de la que tenían los religiosos católicos. Aquellos creían que los rumbos de los muertos serían determinados por el tipo de muerte, y no por el comportamiento que la persona tuve en vida. Así, los muertos podrían tomar tres direcciones: El Tlalocan, donde se dirigían aquellos que morían en circunstancias relacionadas con el agua, como los ahogados; El Omeyocan, el sitio destinado a los muertos en la guerra, los cautivos que eran sacrificados y las mujeres que morían en el parto, que eran comparadas a los guerreros, pues habían librado una gran batalla, la de parir; y el Mictlán, destinado a las personas que morían de muerte natural.
Todos estos tres destinos tienen características de un lugar bueno, que proporciona a los muertos reposo, abundancia, tranquilidad, gozo permanente y festividades con músicas, cantos y baile. Por no tener características de castigar o premiar, como en la iglesia católica, los mexicanos lloran a los seres queridos muertos, pero también son capaces de divirtieren se, haciendo fiestas en sus propias casas o en los cementerios.
Las festividades empiezan a media noche del día primer de noviembre y termina en el día dos, cuando es el Día de los Muertos. Estas celebraciones coinciden con las fechas tradicionales católicas, Todos los Santos y Día de los Fieles Difuntos. Pero ni siempre fue así. En la época prehispánica, el Día de Muertos era conmemorado durante todo el mes de agosto, más cuando los españoles llegaran a América, ellos impusieron la cultura europea, forzando un sincretismo que mezcló las tradiciones europeas y prehispánicas, haciendo coincidir las festividades católicas.
La celebración de esta fecha envuelve también algunos sectores del mercado mexicano, como la artesanía y la gastronomía, que preparan productos y alimentos típicos de esta fecha.
En algunos hogares de México, las personas preparan un altar con ofrendas para los muertos, que tiene imágenes religiosas, flores de Tzampaxuchitl, calaveritas de azúcar (que tienen escritos el nombre del difunto en la frente y son consumidas por parientes o amigos), pan de muerto (un panecillo dulce que se hornea en diferentes figuras, desde simples formas redondas hasta cráneos, adornado con figuras del mismo pan en forma de hueso y se espolvorea con azúcar), además de tener los objetos favoritos que el difunto disfrutaba en su vida y una fotografía de él, que ocupa un lugar principal. Al lado de la fotografía se colocan los platillos y las bebidas que más le gustaban. También se ponen velas encendidas e incienso. Las personas hacen estas cosas porque creen que si el difunto vuelve a la casa, el debe de ser bien recibido.
Hay también otras formas de celebrar esta fecha. En otras poblaciones, las personas van a los panteones de los cementerios en la noche del día primer de noviembre, para pasar toda la noche junto a las tumbas de sus familiares o amigos. Durante este período, los grupos lloran y recuerdan a los muertos. Ese es un momento de reflexión en que el espíritu de la muerte impregna el silencio.
El día de Muertos es una festividad mexicana y centroamericana, se celebra también en muchas comunidades de Estados Unidos, donde existe una gran población mexicana y centroamericana.
En una ceremonia realizada en Paris, la Unesco distinguió a la festividad indígena de Día de Muertos como Obra Maestra del Patrimonio Oral e Intangible de la Humanidad, tornándose un Patrimonio de la Humanidad.
*     *     *
Ouvindo: Arnaldo Baptista - Loki? (1974)

2.25.2010

El Tango, Un Fenómeno de Origen Popular

Es difícil apuntar con precisión el local de origen del tango y la época exacta del surgimiento de este completo fenómeno cultural pues, al contrario do que muchas personas piensan, el tango no es solamente música y baile, pero también es la poesía y la canción. Las letras expresan las tristezas, especialmente las amorosas, de los hombres y de las mujeres, pero también hay espacio para un abordaje más humorístico o un tratamiento de temas vueltos para la política.
El tango es una expresión artística de origen popular, de naturaleza urbana y raíz suburbana, correspondiente al proceso histórico de la inmigración, principalmente europea, pero también africana y latinoamericana (cubanos en la gran mayoría), para la región de las orillas del Rio de la Plata a finales del siglo XIX. Esta intensa emigración ha hecho con que Buenos Aires tuviese un enorme crecimiento demográfico en este período hasta al principio del siglo XX.
Cómo el Rio de la Plata sirve de frontera, en todo su recorrido, entre la Argentina y el Uruguay, no hay una seguridad de donde surgió el Tango, habiendo una compaternidad entre los dos países.
También no se hay certeza cuanto la origen da palabra tango. Algunos registros informan que tiene un origen africana, del idioma ibibio, de Níger y Congo, en la palabra Tamgú, que significaba “espacio cerrado”, “círculo” y cualquier espacio privado al que para entrar hay que pedir permiso; en cuanto que en algunos documentos españoles el vocablo es usado para referirse al lugar en que los esclavos negros celebraban reuniones festivas y bailaban al son del tambor. En Buenos Aires se creía, incorrectamente, que los negros llamaban a su instrumento de tangor porque tenían dificultad para pronunciar la palabra tambor.
El tango es fruto del intenso mestizaje que hubo con las emigraciones en las orillas del Rio de la Plata. Los primeros tangueros eran afro argentinos y afro uruguayos; el bandoneón, que es un instrumento musical utilizado para tocar las músicas del tango, es de origen Alemania; Se sabe también que el argot del tango está plagado de expresiones italianas y africanas; que el ritmo y clima nostálgico tiene un parentesco próximo con la habanera cubana; y que tango, milonga, malambo y candombe, son parte de las raíces africanas y también de las costumbres provenientes de los gauchos que migraron a la ciudad.
En el inicio, durante finales del siglo XIX y a principios del siglo XX, el tango era considerado algo marginal, teniendo mala reputación, pues era practicado por las personas de clase baja. No había mujeres y los hombres danzaban entre eles. Después el tango empezó a ser bailado por las prostitutas y camareras, siendo practicado en los prostibularios, donde deriva la sensualidad del baile, que envuelve muy contacto corporal, siendo una danza provocadora y explícita, o que en la época era poco aceptable socialmente. En este período, las letras que acompañaban las canciones eran muy obscenas.
Con el pasar de los años la situación del tango cambió, dejando de ser una manifestación cultural marginal, pasando a ser practicado dentro de las familias argentinas y uruguayas, se torna un baile rey, haciendo suceso en los grandes salones del mundo.
Una de las ciudades del mundo en que el tango hizo más suceso fue en Paris, donde llego después de la Primera Grande Guerra Mundial. En la capital mundial del glamur y de la moda, el tango logró una enorme popularidad en los restaurantes y en las salas de baile parisinos. A partir de ahí, su extensión para el resto del continente y del mundo fue muy rápido, se tornando una de las más importantes atracciones turísticas de Argentina y Uruguay.
Uno de los más importantes artistas de tango fue Carlos Gardel, que es considerado el inventor del tango-canción y del tango-baile. Muchos de los temas que el interpretaba el mismo los compuso, en cuanto que algunas letras eran compuestas por el poeta Alfredo Le Pera, un compañero inseparable del cantor.
Gardel murió en 1935, en un accidente de aviación en Medellín, Colombia. Después de este horrible accidente, Carlos Gardel se convirtió en el mito del tango. Actualmente, en el día de nacimiento del cantor, día 11 de noviembre, se celebra el Día Internacional del Tango.
En 2009, el tango fue incluido en la Lista del Patrimonio Cultural Inmaterial (PCI) de la humanidad por la UNESCO.
                               
                                              *     *     *

Ouvindo: Yes - Close to the Edge